Aulas presenciais na rede pública recomeçam nesta segunda-feira, 7

Compartilhar

As aulas presenciais na rede pública recomeçam nesta segunda-feira, 7. Em Maringá, as 116 unidades escolares estão sendo preparadas para receber os alunos de acordo com os protocolos de prevenção à covid-19 que deverão ser seguidos pelos pais, professores e alunos.

A secretária de Educação de Maringá, Tânia Periotto, explica que o plano de contingência foi revisado e será disponibilizado para a comunidade escolar. “Serão mantidas as principais medidas de prevenção como distanciamento, álcool em gel, uso de máscaras por alunos e profissionais. São ações já colocadas em prática pela comunidade escolar”, afirma.

A volta às aulas presenciais será obrigatória para as turmas do infantil 4 ao 5 da Educação Infantil. Para alunos do Infantil 0 a 3, a família poderá optar pelo não presencial mediante preenchimento de requerimento na unidade escolar.

As refeições e os intervalos ocorrerão de forma escalonada. Cada aluno deverá levar sua garrafinha de água individual. A Secretaria de Educação informa que as entregas dos kits escolares e uniformes estão previstas para o início de março.

Paraná
No Paraná, as 2 mil escolas da rede estadual de ensino retomam as aulas presenciais também nesta segunda. A data consta no calendário aprovado no ano passado. O retorno vai envolver cerca de 1 milhão de alunos e 90 mil profissionais da educação, entre professores e funcionários.

De acordo com a programação, as aulas vão até 8 de julho e recomeçam no dia 25. O término, garantindo os 200 dias letivos, será em 20 de dezembro. Estão mantidos para os professores, entre férias e recesso escolar, 60 dias durante o ano de 2022.

“As escolas estão preparadas para esse retorno, com todos os protocolos necessários. É uma nova realidade em 2022, com a vacina contra a Covid-19 chegando aos braços dos nossos estudantes. Estamos animados para consolidar os nossos programas educacionais e apoiar todos os alunos paranaenses nesse ano de retomada das aulas totalmente presenciais”, afirmou o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder.

Ele também destacou que o ano letivo aponta uma novidade: o Novo Ensino Médio. Os professores que darão aula para turmas de 1º ano trabalharam seu planejamento de acordo com as novidades nos últimos meses. Os docentes de Projeto de Vida, Empreendedorismo e Pensamento Computacional, por exemplo, planejarão maneiras de adequar o conteúdo à realidade dos alunos. A Seed tem uma página exclusiva para esclarecer dúvidas sobre o programa.

“Teremos um ano com os alunos do Ganhando o Mundo viajando para o Canadá, muitas obras para atender melhor os nossos alunos e professores, além da ampliação do Edutech, da edução em tempo integral, das aulas de robótica e da utilização de novas ferramentas tecnológicas”, acrescentou Feder.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas