Atendimentos na Farmácia Ensino da UEM são retomados a partir desta terça, 25

Compartilhar

A Farmácia Ensino (FEN), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), retomou nesta terça-feira (25) os atendimentos farmacêuticos e de vendas oferecidos à sociedade. Toda a comunidade universitária e a externa são atendidas pela farmácia, que conta com equipe experiente e com alto grau de conhecimento, oferecendo qualidade e segurança nos serviços prestados.

O horário de funcionamento da FEN é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h35 e das 13h30 às 17h, no Bloco Q-04 do câmpus sede. Um benefício que os servidores da universidade têm é a possibilidade de desconto dos gastos na folha de pagamento. Para os demais, a opção de pagamento é à vista, em espécie.

Além das vendas de medicamentos e perfumarias, a FEN disponibiliza outros serviços, como a aplicação de medicamentos injetáveis, aferição da pressão arterial, verificação da temperatura corporal e acompanhamento farmacoterapêutico, por meio do fornecimento de informações e orientações voltadas para a promoção do uso racional de medicamentos.

Há também o setor de manipulados, com oferta de serviços de atenção farmacêutica, em que ocorre o acompanhamento da prescrição dos produtos manipulados, como cosméticos, suplementos nutricionais e medicamentos.

Pandemia
Desde os primeiros meses da pandemia, a Farmácia Ensino da UEM passou a atender por meio de agendamento eletrônico prévio e atendimento presencial e individual. Isso para garantir a continuidade do tratamento dos servidores que, pela natureza de suas atividades, não permitia a paralisação ou o regime de teletrabalho.

No setor de Manipulação, no câmpus de Maringá, toda a produção durante o primeiro ano da pandemia foi realizada dentro do mais rígido controle de qualidade, seguindo as boas práticas de manipulação, de acordo com a legislação vigente.

A Farmácia trabalhou na produção de álcool em gel 70% (150 kg ao todo) para desinfecção de mãos na UEM e no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM/UEM); na produção de álcool líquido antisséptico 70% (3,6 mil litros) para: a) desinfecção de bancadas, pisos e lavagem das mãos na UEM e HUM; b) fornecimento ao Núcleo Regional de Educação de Maringá; e na produção de lote de omeprazol suspensão (150 frascos de 100 ml cada) para atender a uma demanda específica do HUM, em vista da dificuldade de compra desse medicamento à época.


Compartilhar