Empresa maringaense inova no conceito de supermercado online

supermercado online

Aliando tecnologia e serviço de alto padrão, supermercado online apresenta primeira foodtech de varejo e única dark store da região e transforma maneira como o maringaense faz compras pela internet

O pedido online como se você tivesse ido ao mercado pessoalmente, entregue no horário agendado, com a qualidade que você comprou e com o atendimento que você espera. Com esse lema, entrou em operação em dezembro o Villa Mercato, um supermercado online que se utiliza da tecnologia de ponta para entregar um serviço humanizado e de alto padrão, com foco em oferecer uma nova experiência de compras online e delivery de supermercado em Maringá.

Hoje, o mercado brasileiro atinge 7% de share de varejo online, de acordo com pesquisa nacional feita pela consultoria Ebit/Nielsen. Apesar de parecer muito, ainda estamos engatinhando quando nos comparamos a outros países da Europa, que atingem 12%, e à Coreia do Sul, onde há 19% de share de varejo online, segundo a Euler Hermes Global.

Por aqui, esse tipo de venda foi impulsionada com a pandemia de Covid-19. Nesse contexto, os supermercados se viram obrigados a vender online, mesmo sem a tecnologia e know-how necessários. Com isso, a experiência do consumidor ficou prejudicada. “Enquanto os outros supermercados tiveram de se adaptar para atender a uma demanda emergencial, nós, como clientes, identificamos essa oportunidade de mercado e já nascemos online, com a tecnologia no coração da empresa. Utilizamos sistemas tecnológicos robustos e as melhores plataformas de ERP e e-commerce no mercado de varejo, com equipes de Marketing e TI próprias, que há meses desenvolvem e aplicam processos com foco no cliente”, explica o CEO do Villa Mercato, Gabriel Boff.

villa mercato
Equipe do Villa Mercato responsável por fazer os produtos chegarem aos clientes Foto: Divulgação

Esse conceito é conhecido no mundo do empreendedorismo como foodtech, ou seja, uma empresa do ramo de alimentação que tem a tecnologia como seu grande core business. Em Maringá, o Villa Mercato chega como a primeira foodtech de varejo da região, trazendo ainda um outro novo conceito pouco conhecido no Brasil, a dark store.

O termo “loja escura” ou “supermercado escuro” refere-se a um ponto de venda ou centro de distribuição que atende exclusivamente a compras online. É, basicamente, um supermercado como conhecemos, com gôndolas, ilhas, refrigeradores, padaria, açougue, hortifruti e caixas, mas onde não circulam clientes, apenas funcionários que farão as compras para os clientes online, os shoppers.

 

Tecnologia com proximidade e paixão

Toda a tecnologia implantada permite que pessoas de verdade se preocupem com cada detalhe, desde o nome Villa Mercato. “Nossa proposta é trazer a sensação de visitar os vilarejos italianos, cheios de cores, aromas e sabores, com aquele cuidado e paixão que se encontra em uma mercearia ou mercado de proximidade, os famosos mercadinhos da ”vila”, tudo isso tanto online quanto offline ”, explica Boff.

Da escolha das frutas e verduras até a entrega, feita 100% com frota e funcionários próprios, os processos são realizados com controles rigorosos de prestação de serviço. “Nós fazemos delivery de mercado, mas sem deixar de lado o cuidado e zelo. Impactamos momentos da vida com uma experiência de compras encantadora e tecnológica. Não é à toa que, em nossos materiais, os clientes serão impactados pela frase: ‘paixão para levar para casa’”, diz Boff. Esse carinho com o cliente se reflete nas embalagens ecológicas e em todo o cuidado para que os produtos escolhidos cheguem frescos até os clientes.

“Somos uma empresa com pessoas pensando diferente. Tivemos o cuidado de buscar profissionais com vasta experiência em diversas áreas para agregar ideias inovadoras ao Villa Mercato. Acreditamos que, trazendo pessoas que pensam fora da caixa, nós conseguiríamos fazer algo realmente novo. Temos uma equipe empreendedora. Nosso lema é esse, em todas as nossas contratações: trabalhar e viver por um propósito, somente com isso conseguiremos levar a melhor experiência possível para nosso cliente. Esse é o nosso grande diferencial”.

Inicialmente com 30 posições de trabalho, mais centro de serviço compartilhado com outra empresa do grupo que possui mais de 50 anos de atuação e experiência no ramo de distribuição de alimentos (toda a parte administrativa, RH e financeiro), a operação começa enxuta, mas com a previsão de ampliação e abertura de duas lojas físicas até o fim de 2022.

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