Trade turístico de Maringá se prepara para a retomada dos eventos

  • Com o avanço da vacinação e, consequentemente, a redução do contágio pelo coronavírus, o trade turístico de Maringá se prepara para a retomada das atividades turísticas na cidade e região, inclusive com a volta dos grandes eventos, como a Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Maringá, a Expoingá, o Festival Nipo Brasileiro, realização de grandes competições esportivas,congressos e outros.

    Representantes do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Codem) e da prefeitura já discutem a retomada dos eventos e nesta semana estiveram em São Paulo em visita ao Observatório do Turismo e Eventos (ETO) para troca de experiências.

    A comitiva maringaense quis conhecer as principais métricas e práticas de turismo de São Paulo e compará-las com o trade turístico de Maringá. O conhecimento vai colaborar para a elaboração de novos estudos para o turismo local e criação de novas pesquisas, métodos e indicadores.

    A exemplo do que aconteceu em todo o mundo, o setor do turismo foi um dos mais afetados pela pandemia da covid-19, levando à falência hotéis, restaurantes, produtoras de eventos, centros de eventos, até mesmo a aviação e os transportes terrestres. Isto redundou na perda de cerca de 1 milhão de empregos e muitas empresas do trade jamais se recuperarão.

    Em Maringá, os hotéis passaram por dificuldades e um deles encerrou as atividades, assim como bandas de música, bufês, vários restaurantes. Até o Convention Bureau dispensou funcionários, desativou a sala e há um ano e meio praticamente não tem atividade.

    A presidente do Convention, Maria Iraclézia de Araújo, também presidente da Sociedade Rural de Maringá, que realiza o maior evento anual do noroeste paranaense, a Expoingá, participou recentemente de uma reunião na Câmara de Vereadores e destacou que 2022 começa com todos os eventos tradicionais de Maringá voltando a ocorrer. Os organizadores já programam eventos diversos e boa parte deles terá o apoio do Convention.

    Além de Iraclézia, foram a São Paulo o ex-presidente do Convention e diretor da Tasa Eventos, Takao Sato, o superintendente da Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação, Michel Tamura, e o gerente Executivo do Codem, Renan Araújo.

    Eles foram recepcionados pelo gerente de Pesquisa do Observatório de Turismo e Eventos (O.T.E), Mansur Bassit e por Andrezza Serra, coordenadora de Análise de dados em Eventos e Turismo do Observatório de Turismo e Eventos.

    Comentários estão fechados.