Semana Lixo Zero quer disseminar boas práticas de gestão de resíduos em Maringá

  • A prefeitura de Maringá abriu na tarde desta quarta, 27, a primeira edição da Semana Lixo Zero Brasil em Maringá. O evento tem o objetivo de disseminar boas práticas de gestão de resíduos e como aplicá-las no dia a dia. A semana iniciou com palestra aos alunos do Colégio Instituto De Educação sobre “Gestão de Resíduos eficiente, Participativa e Transformadora”, ministrada pelas embaixadoras do Instituto Lixo Zero Brasil em Maringá, Gislaine Souza Rosa e Isabela Machado.

    O vice-prefeito, Edson Scabora, explicou que há duas opções para enfrentar o lixo. “A primeira é ver o lixo como um problema. A gestão opta pela segunda. Escolhe dar valor no lixo e aplicar o valor do resíduo na economia do município junto às empresas e cooperativas parceiras da Prefeitura de Maringá”, esclareceu.

    O secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas, disse que Maringá avançou em relação à gestão de resíduos sólidos. “Na administração do prefeito Ulisses Maia passamos de 2% para 7% de coleta de material reciclável. O aumento foi possível com a coleta seletiva e os programas Cidade Limpa Dever de Todos e Recicla Maringá. É necessário deixar de tratar o lixo como problema e encarar com uma solução. Esse é o nosso compromisso”, explicou.

    Para a superintendente da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Lucimara Vieira, o tema proposto pelo Instituto Lixo Zero é importante para conscientizar sobre o descarte correto do lixo. “É uma conscientização que vai além da questão ambiental mas também para o setor econômico com reaproveitamento de resíduos para empresas e instituições”, ressaltou.

    Programação Semana Lixo Zero

    Quinta-feira: 28/10
    14h: Lançamento do “Programa Área Limpa” que tem o objetivo de sensibilizar a população a reduzir o descarte irregular de resíduos em vias públicas. Será realizado na Rua Guarino Basseto (Jardim Piatã).

    Sexta-feira: 29/10
    15h: Assinatura de convênio e lançamento do programa de logística reversa para o reaproveitamento da espuma inservível na Rua Almerinda Silveira Coelho, 20.151 -Jardim Califórnia (MG Flocos Atacado LTDA).

    Sábado: 30/10
    8h30 às 11h30: Drive Thru para coleta de materiais como sucata eletrônica, óleo de cozinha pós fritura, cartelas de medicamentos vazias, bijuterias usadas, esponjas de uso doméstico secas e limpas e roupas em calçados em bom estado de conservação na Avenida Tiradentes, em frente ao portão principal do Parque do Ingá.

    Comentários estão fechados.