Empresa maringaense recebe Selos da Certificação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

selos de certificação

Manter em sua grade programas que abordam temáticas como meio ambiente, sustentabilidade e agenda ESG, realizar de eventos que promovem saúde e bem-estar, além de produção de energia limpa rendeu ao Grupo Maringá de Comunicação (GMC) o reconhecimento pela Organização das Nações Unidas (ONU) e três novos Selos da Certificação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O grupo, composto por emissoras de rádio e um portal de notícias, inscreveu três projetos que se enquadram nos ODS. Um deles foi o Passeio Ciclístico da Maringá FM, evento de promoção de saúde e bem-estar, de acordo com o Objetivo 3 dos ODS. O evento, que atrai centenas de ciclistas, marca a chegada da Primavera.

selos de certificação
O passeio ciclístico sempre é uma grande festa, com música e sorteio entre os participantes Foto: GMC

selos de certificaçãoOutro projeto do GMC é a produção de energia limpa, por meio de uma usina fotovoltaica pertencente ao grupo. Esta iniciativa está de acordo com o Objetivo 7 dos ODS.

 

Falando em sustentabilidade

E o terceiro projeto inscrito e reconhecido é o quadro “Cidadania e Sustentabilidade”, levado ao ar duas vezes ao dia pela Rádio CBN, emissora do grupo dedicada a notícias 24 horas por dia. O boletim foi criado e é apresentado há vários anos por Silvio Barros, engenheiro civil com especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental, desde criança defensor das boas práticas.

O próprio Silvio Barros, que já foi secretário de Estado no Paraná e no Amazonas e prefeito de Maringá, é quem faz a escolha e a produção do conteúdo.

selos de certificaçãoO “Cidadania e Sustentabilidade”, com temas sobre consumo sustentável e que divulga eventos sobre sustentabilidade e boas práticas que ocorrem em qualquer lugar do mundo, tanto de iniciativa do poder público quanto de instituições, empresas ou pessoas, está de acordo com o Objetivo 12 dos ODS da ONU.

Silvio Barros diz que seu espaço na rádio tem a intenção de fazer com que os ODS da ONU sejam reconhecidos pela população como fundamentais para a manutenção da vida no Planeta. “Fiquei feliz em contribuir para que o Grupo Maringá de Comunicação seja visto pelo Pacto Global como um parceiro comprometido com a Agenda 2030”, diz.

Para ele, que é consultor e já atendeu muitas organizações, toda empresa sonha em crescer, ter mais clientes, aumentar sua influência na sociedade (principalmente uma empresa de comunicação), mas para isso a sociedade precisa também crescer e ter gente em condições de ser cliente. “As crises hídrica, energética, social e ambiental que estamos vivendo podem extinguir o sonho. Por isso, no planejamento estratégico de qualquer organização, os desafios do desenvolvimento sustentável devem estar no foco de sua política corporativa”, completa Barros.

As três iniciativas foram auditadas e aprovadas. O GMC já passou pelas etapas de treinamento e auditoria, e agora aguarda a etapa final com premiação e entrega de selos, que será realizada durante o evento Summit Pacto Global, nos dias 25 e 26 deste mês, na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim)

Em Maringá, a certificação é promovida pelo Instituto ACIM e Sebrae. Em 2017, o grupo recebeu o selo Fome Zero (Objetivo 2), pelo show solidário que promove anualmente em comemoração ao aniversário da Maringá FM.

Em feedback após auditoria, a auditora da Certificação Selo ODS, Priscila Brustin, elogiou os três projetos do GMC, revelando que alcançaram quase a nota máxima. “Parabéns pelo trabalho de toda a equipe do GMC porque, realmente, essas ações executadas pelo grupo fazem a diferença na sociedade”, declara.

“Estar alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável é planejamento estratégico do Grupo Maringá de Comunicação. Isso é parte de uma nova postura empresarial e executiva, na qual as marcas precisam se comprometer com o desenvolvimento socioambiental”, diz o CEO do GMC, Alexandre Barros.

 

Certificação Selo ODS

Ao todo, a Certificação Selo ODS entrega três tipos diferentes de selos: Selo Ouro para empresas comprometidas com os 17 ODS; Selo Prata para as que atendem entre oito e 16 objetivos; e o Selo Bronze para as que atendem entre dois e sete ODS. O selo pode ser utilizado nos materiais de divulgação das empresas certificadas.

Com a Certificação Selo ODS, o Instituto ACIM e Sebrae esperam conscientizar as organizações sobre a responsabilidade socioambiental; formar líderes e multiplicadores de sustentabilidade; melhorar a gestão de projetos socioambientais, mensurando e monitorando práticas sustentáveis; fomentar projetos que cumpram as metas da Agenda 2030 da ONU; e incorporar a sustentabilidade no planejamento e na gestão empresarial.

 

17 Objetivos

Os 17 ODS da ONU são:

erradicação da pobreza;

fome zero e agricultura sustentável;

saúde e bem-estar;

educação de qualidade;

igualdade de gênero;

água potável e saneamento;

energia limpa e acessível;

trabalho decente e crescimento econômico;

indústria, inovação e infraestrutura;

redução das desigualdades;

cidades e comunidades sustentáveis;

consumo e produção responsáveis;

ação contra a mudança global do clima;

vida na água;

vida terrestre;

paz, justiça e instituições eficazes; e

parcerias e meios de implementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *