Beto Preto vem a Maringá dar início ao Planejamento Regional Integrado na Saúde

  • O secretário Beto Preto, da Saúde, esteve em Maringá nesta terça-feira, 19, com secretários municipais de Saúde, diretores das Regionais de Saúde, técnicos da Vigilância Sanitária e membros dos conselhos municipais da Saúde e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi) das regiões polarizadas por Umuarama, Paranavaí, Cianorte e Maringá para apresentar as diretrizes do Planejamento Regional Integrado (PRI), programa a ser desenvolvido pelas Regionais de Saúde e de grande importância na regionalização do atendimento.

    O secretário recebeu a imprensa e participou de programas de rádio, detalhando o PRI, os investimentos que o governo estadual está fazendo no fortalecimento da Estratégia Saúde da Família, com a aquisição de mais de 1,2 mil novos veículos, e, principalmente, a campanha de vacinação contra a covid-19.

    “O grande projeto do Governo do Paraná para a saúde é regionalizar, levar ela para mais perto das pessoas, valorizar o Sistema Único de Saúde, visando o benefício da sociedade, que é usuária do serviço”, disse o secretário.

    “Agora, com a pandemia mais controlada, é o momento de revisarmos este trabalho iniciado em 2019, com as prioridades que foram colocadas e ponderarmos a importância de cada uma delas, considerando a nossa realidade atual”, disse.

    O Grupo Condutor Estadual organizou as oficinas do PRI iniciando em Maringá (Macrorregião Noroeste) e Londrina (Macrorregião Norte), nesta quarta e quinta-feira. Na próxima semana será em Foz do Iguaçu (Macrorregião Oeste, dias 25 e 26) e Paranaguá (Macrorregião Leste, dias 28 e 29).

    O secretário destacou pontos importantes que devem ser incluídos na elaboração destes documentos. “Temos algumas questões que são indispensáveis do ponto de vista da saúde pública, principalmente após a pandemia da Covid-19, como a retomada dos procedimentos cirúrgicos eletivos, o cuidado com a Atenção Primária, o que faremos com os que tiveram sequelas desta doença e como expandiremos o atendimento da saúde mental”, destacou.

    Ainda durante a reunião, houve a apresentação dos índices de adesão por parte dos municípios nos mais diversos pontos de atenção da Saúde, com destaque para as ações voltadas ao combate da Covid-19 em todo o Estado. As considerações incluem a diminuição na procura por vacinas já elencadas no Plano Nacional de Imunizações (PNI) e exames comuns do SUS, considerando a preocupação da população voltada somente para o coronavírus.

    “Temos que caminhar entre esses desafios que nos foram colocados neste período de pandemia e retomar a construção deste documento que norteia as ações de maneira regionalizada, baseado na necessidade individual e coletiva de cada região. Precisamos criar condições para debater esse planejamento ascendente e avançarmos de maneira objetiva e resolutiva, visando o bem comum da sociedade”, concluiu Beto Preto.

    Comentários estão fechados.