Sede da Acim, antigo prédio da Prosdócimo ganha o nome de Adilson Emir dos Santos

  • O prédio, que desde meados da década de 1950 abrigou uma das maiores lojas de varejo do interior do Paraná e que mais de 65 anos depois ainda é citado pelos mais antigos como “Prosdócimo”, acaba de passar por mais uma reforma e na noite desta segunda-feira, 27, será o palco da reinauguração das adequações feitas na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), com a presença do governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) e outras autoridades.

    Com a reinauguração, o velho “Prosdócimo” passa a levar o nome de Adilson Emir Santos, em homenagem ao empresário do comércio varejista que presidiu a Acim por duas gestões, inclusive quando foi feita grande reforma do prédio. Adilson Emir dos Santos morreu em maio de 2017.

     

    Diretores homenageados

    Também serão feitas homenagens a associados antigos da entidade, que passam a denominar as salas da Acim, como é o caso de Fernando José de Faria Ferraz, Atair Niero, Ariovaldo Costa Paulo, Carlos Alberto Tavares Cardoso e Wilson de Matos Silva.

    prosdócimo
    No cruzamento das ruas Santos Domont e General Câmara (Basílio Sautchuk), o prédio do Prosdócimo era uma referência em Maringá  Foto: Patrimônio Histórico/Maringá Histórica

    “Ter o nome em uma sala deste prédio é uma honra muito grande para quem cresceu nesta cidade vendo este prédio e, quando adolescente e mesmo quando adulto, vinha aqui comprar camisas em 12 prestações”, diz o reitor do UniCesumar, Wilson Matos.

    O ambiente do Inovus, uma das áreas que o prédio ganhou nesta reforma, terá o nome de Michel Felippe, que foi proprietário da Somaco, a empresa mais antiga associada à Associação Comercial de Maringá. Já no segundo piso, Gastão de Mesquita Filho, Sidney Meneguetti e Raymundo do Prado Vermelho emprestarão seus nomes para os ambientes.

     

    Quase 20 anos de casa

    A Acim está no “Prosdócimo” desde 2002, na gestão de Jefferson Nogaroli. Depois, em 2011, o prédio foi reformado durante a gestão de Adilson Emir Santos e agora, na presidência de Michel Felippe Soares, recebeu nova revitalização, inclusive da fachada, que trouxe modernidade à estrutura.

    No total, são quase 4 mil metros de área construída distribuídos em três andares, o que garante atendimento e a prestação de serviços para os 5 mil associados. Na recente reforma, no térreo, as salas de cursos ganharam tecnologia para abrigar a Escola de Negócios, que substitui o Centro de Capacitação. No primeiro andar a reforma contempla a criação do Inovus, um programa de inovação e aceleração de ideias com o acompanhamento de especialistas. Naquele andar estão as áreas administrativa e comercial, em que ficam a maioria dos quase 60 colaboradores, além da estrutura física de diversas entidades que contam com o apoio institucional para desenvolver suas atividades. E no segundo andar ficam auditório para mais de 200 pessoas, salas de reuniões, espaço gourmet, sala da superintendência e a sala da presidência.

    Comentários estão fechados.