Impasse: Ulisses fala em vacinar adolescentes, MS e Sesa mandam suspender a vacinação

16 de setembro de 2021
impasse
Imagem ilustrativa Foto: PMM

A semana em que Maringá bateu o recorde de vacinação em um só dia, com quase 13 mil doses aplicadas nesta quinta-feira, termina com um impasse: o prefeito Ulisses Maia (PSD) anuncia que nesta sexta-feira serão vacinados jovens de 17 anos ou mais, ao passo que o Ministério da Saúde suspendeu a vacinação de jovens e a Secretaria de Saúde do Paraná emitoi uma Nota Técnica recomendando a suspensão da vacinação.

Até as 21 horas desta quinta, quando a prefeitura e a Secretaria de Saúde encerraram o Open Vacina, a força tarefa para vacinar o público de 18 anos, a decisão era por vacinar adolescentes nesta sexta.

Nota da Secretaria de Saúde do Paraná

 

A Secretaria de Estado da Saúde aguarda o posicionamento definitivo sobre a aplicação de doses em adolescentes, também em razão da manifestação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que pede parecer da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a liberação dos imunizantes para todos os menores, conforme previsto inicialmente pelo Ministério da Saúde.

impasse
Sesa Divulgação

O Paraná não iniciou oficialmente a vacinação de adolescentes, pois as doses que serão destinadas para este público serão carimbadas pelo Ministério da Saúde e não chegaram ao Estado. A Sesa está seguindo rigorosamente o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e qualquer iniciativa que esteja desalinhada com as suas diretrizes implica em desorganização da estratégia de vacinação.