Depois de aplicar quase 13 mil doses em um dia, Maringá vacina adolescentes de 17 anos nesta sexta

  • O Open Vacina, a força tarefa que a prefeitura de Maringá organizou para vacinar o maior número possível de pessoas com 18 anos ou mais, até 59, seguiu até por volta das 21 horas desta quinta-feira e chegou a quase 13 mil vacinas aplicadas, entre 1ª e 2ª doses, o maior número de doses aplicadas em um só dia desde o início da vacinação contra a covid-19.

    .

    O Open Vacina só foi possível com a chegada de novas remessas de vacinas para 1ª dose e assim Maringá concluiu a aplicação de primeiras doses no público adulto, evento que poderia ter ocorrido quase um mês atrás se não houvesse uma redução no porcentual de doses enviadas ao município de Maringá pela Secretaria de Estado da Saúde, situação que gerou estresse entre a prefeitura e a Secretaria, com o prefeito Ulisses Maia (PSD) criticando o governo e denunciando um possível boicote contra Maringá e o caso indo parar na Justiça.
    .
    O prefeito comemorou o resultado do Open. Segundo ele, concluir a vacinação do público adulto com a vacinação de quase 13 mil pessoas é um grande passo para que toda a população esteja imunizada o quanto antes para que a cidade volte ao seu ritmo normal e a população volte a se sentir segura.
    .
    Segundo ele, o fim da aplicação de primeira dose em quem tem acima de 18 anos significa que “estamos vencendo a covid”, mas considerou que é necessária a vacinação dos jovens para a segurança de todos.
    13 mil
    Momento especial no Open Vacina: enfermeira há 27 anos na Prefeitura de Maringá, Aureni Milagres vacinou o filho Lucas Milagres, 18 anos, no Paço Municipal

    Vacina com música, dança e sorvete

    .
    A força tarefa desta quinta-feira chegou até ao Paço Municipal, onde o Salão de Reuniões, no térreo, virou posto de vacinação, com filas dobrando o quarteirão, a participação de vários DJs, grupos musicais e cantores individuais para animar os jovens que compareceram para receber a dose. Teve até sorvete para aliar o calor do pessoal na fila.
    .

    Depois do Open Vacina, tem Vacina Teen

    .
    No dia 17 a vacina é para quem tem 17. Concluída a vacinação de primeira dose no público adulto, Maringá vacina a partir desta sexta-feira os adolescentes e pré-adolescentes, começando com quem tem 17 anos. A meta é chegar à garotada de 12 anos em uma semana.
    13 mil
    Está calor? A fila é cansativa? Que tal um sorvete para aliviar?
    Enquanto isso, pessoas com mais idade que, por acaso, não tenham sido vacinadas na data indicada para sua faixa etária, também podem comparecer, se misturar com a garotada e se vacinar normalmente.
    .

    Onde se vacinar

    .
    A aplicação das doses ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Zona 7, Iguaçu, Pinheiros, Zona Sul, Mandacaru e Tuiuti, entre 9h e 17h.
    .

    Para receber a vacina, é necessário apresentar documento pessoal com foto, CPF, comprovante de endereço no nome da pessoa a ser vacinada ou no nome dos pais e carteira de vacinação. Quem não tem comprovante de residência no nome deve atualizar o cadastro na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa antes de se vacinar contra a covid-19. É obrigatória a presença de um dos pais ou responsável maior de idade.

    .
    A 2ª dose é destinada para todos os públicos. Confira na caderneta de vacinação se já chegou o momento de receber a imunização completa. Leve o documento pessoal com foto e carteira de vacina. Confira os locais e horários da vacinação:
    .
    1ª DOSE
    9h às 17h: UBSs Zona 7, Iguaçu, Pinheiros, Zona Sul, Mandacaru e Tuiuti
    .
    2ª DOSE
    AstraZeneca:
    9h às 17h: UBSs Tuiuti, Iguaçu, Iguatemi, Guaiapó-Requião, Pinheiros e Policlínica Zona Sul
    .
    9h às 16h:  UBSs Morangueira, Vila Operária, Floriano, Aclimação, Alvorada III, Império do Sol, Grevíleas, Universo, Cidade Alta e Olímpico.
    .
    Pfizer:
    9h às 16h: UBSs Morangueira, Vila Operária e  Alvorada 3
    .
    Coronavac:
    9h às 16h:  UBSs Vila Operária, Morangueira, Alvorada 3 e Império do Sol
    .
    9h às 17h: UBS Iguaçu
    .
    (todas as fotos são da Diretoria de Comunicação/PMM)

    Comentários estão fechados.