Final do 2º torneio UniCesumar de Games será neste sábado, 28

27 de agosto de 2021
games
Mais de 500 pessoas estão participando da competição neste ano

Esporte praticado por mais de 3 bilhões de pessoas, os games estão na pauta do Comitê Olímpico Internacional para se tornar modalidade olímpica

 

A pergunta agora não é se os games são ou não considerados um esporte, mas quando eles vão ser incorporados nas próximas olimpíadas. O Comitê Olímpico Internacional já sinalizou que quer incluir esportes modernos, tecnológicos, antenados com o nosso século. E os games (e-sports) representam isso.

É com esse espírito inovador que está sendo realizado o 2º torneio UniCesumar de Games (TUG). A grande final será no sábado, dia 28, às 14 horas, com transmissão ao vivo no canal da UniCesumar no YouTube. “ Esse esporte exige dos jogadores habilidades complexas, comparadas aos esportes tradicionais: concentração, habilidade e preparo físico”, analisa Derik Dionízio, head da empresa Torneio de Jogos e coordenador do torneio.
A competição reúne 500 jogadores a partir de 15 anos. Participam acadêmicos, professores alunos dos campi presenciais e do EAD. A novidade neste ano é que o torneio não é exclusivo para os estudantes da UniCesumar. Também podem participar a comunidade externa residente no Paraná ou Mato Grosso do Sul.

 

Conhecendo os jogos

As partidas estão ocorrendo on-line durante o mês de agosto. Os games do torneio são o Clash Royale, Fortnite e League of Legends. Esse último, é um game feito para computador. Os participantes se reúnem em um time de cinco jogadores e tentam destruir a construção na base da equipe adversária, dentro de um mapa. Cada participante do time tem uma função. É um trabalho de equipe com estratégia em tempo real. O League of Legends conta com 39 equipes nessa segunda edição do torneio. É o mais popular do mundo em game para computador e é uma febre entre os universitários.

Já o Fortnite é um game em que as equipes de até quatro jogadores precisam enfrentar obstáculos em um local selecionado até que reste um competidor vivo, que será o vencedor. Como é um jogo multiplataforma, tornou-se muito popular. Roda em quase todos os dispositivos como videogame, computador ou celular. São 100 jogadores em uma única sala. Dá pra jogar sozinho, em dupla, trio ou em grupo de quatro. Ganha quem for o ultimo do mapa. Neste ano, o Fortnite envolve 35 times na competição.

Outra opção é o Clash Royale, um jogo de estratégia para smartphone no qual o jogador escolhe unidades para preservar, ao mesmo tempo em que tem que destruir as três torres do adversário. Através de ‘cartas mágicas´ é possível evocar um feitiço ou personagem para entrar no campo de batalha. O interessante é que o jogador tem quase cem cartas, mas só pode escolher oito. Assim, cada partida pode ser considera diferente da outra. O jogo, lançado em 2017, foi o mais baixado do Play Store na época. Neste ano, foram 215 jogadores.

O Torneio UniCesumar de Games já faz parte do calendário da instituição. “Quando lançamos a primeira edição, no ano passado, fomos surpreendidos pela procura. Queríamos algo que estimulasse os participantes, uma competição sadia. Os games refletem bem o espirito de inovação da UniCesumar. Uma educação recreativa e que agrega as equipes. Uma iniciativa pioneira em universidades”, revela o diretor executivo de Marketing e Vendas da UniCesumar, Bruno Rodrigues.

Serviço – 2º torneio UniCesumar de Games. Sábado, dia 28, às 14 horas, com transmissão ao vivo no canal da UniCesumar no YouTube.