Pela primeira vez a Guarda Municipal de Maringá será comandada por uma mulher

Guarda Municipal
Compartilhar

Mulher, negra, 50 anos, com curso superior em Administração e pós-graduada em Gestão de Segurança Pública e em Políticas Públicas de Segurança. Esta é Silvia Regina de Jesus Ferreira, servidora municipal há 11 anos que nesta sexta-feira, 20, assume o comando da Guarda Municipal de Maringá, substituindo o atual comandante, Adriano Almeida de Souza.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo secretário de Segurança Municipal, Ivan Quartaroli, que adiantou que a troca de comando é comum em qualquer segmento de segurança pública.

Segundo ele, a nomeação de uma mulher para o comando da GM foi uma decisão baseada em critérios técnicos e de profissionalismo. E colabora para aumentar os índices de participação feminina em postos de chefia da Prefeitura de Maringá. Na gestão Ulisses Maia (PSD) são nove mulheres em cargos do primeiro escalão. Elas ocupam 63,2% nos cargos de chefia.

“Seguindo a filosofia do prefeito Ulisses Maia, daremos à Guarda Municipal um caráter mais comunitário”, frisa o secretário. “As alterações vão promover maior autonomia no setor e daremos respostas ainda mais rápidas para as demandas da comunidade”.

Entre as inovações futuras estão a implantação do novo Código de Ética, uso de arma de fogo, e o Canil, que entrará em operação em setembro, em parceria com a Polícia Civil. A Guarda recebeu novos uniformes em junho e o prefeito Ulisses Maia anunciou que em 2022 a corporação receberá uma frota de viaturas.

Silvia Regina
Comandante Silvia Regina com o secretário Ivan Quartaroli e o comandante Adriano

As ações de melhoria da estrutura da Guarda Civil Municipal reforçam o atendimento em serviços segmentados como a Patrulha Maria da Penha, a Patrulha Escolar e a guarda patrimonial. As novidades chegam no momento em que a Guarda Civil Municipal quase triplicou o número de atendimentos. Foram 4.550 ocorrências no ano passado e 11.487 esse ano.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas