Campanha realizada por alunos da UEM quer incentivar e ampliar quantidade de doadores de sangue em Maringá

11 de agosto de 2021
doar sangue
Apesar da queda no número de doadores, as transfusões de sangue não diminuíram durante a pandemia / Divulgação UEM

Prossegue até o dia 6 de setembro a campanha “Todos por Um”, promovida pelos cursos de graduação da área da saúde da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A ação tem o objetivo de promover e estimular a doação de sangue pelos alunos e pela sociedade em geral.

Com a chegada do inverno e o prolongamento da pandemia de Covid-19, os estoques de sangue do Hemocentro foram drasticamente reduzidos, afetando a produção de suprimentos sanguíneos aos serviços de saúde de Maringá e toda região. A iniciativa coincide com o início do ano letivo de 2021 e funciona como um trote solidário, não só aos calouros, mas também aos veteranos.

“A ideia da campanha surgiu da necessidade, cada vez maior, de integração e aproximação entre os cursos da saúde da UEM. Diante da necessidade local de repor os estoques de sangue, somado ao cumprimento do papel social de estudantes, nós convidamos as entidades representativas estudantis para somar forças em uma iniciativa conjunta e unificada”, explica Matheus Beltrame, diretor científico do Centro Acadêmico de Medicina de Maringá (Camem).

Beltrame que está no 3º ano da graduação conta que a expectativa é conseguir reabastecer os estoques de sangue do Hemocentro, além de usar a campanha para ultrapassar o ambiente universitário e atrair a comunidade externa. “Orientamos os alunos participantes a também convidarem amigos e familiares para doar. Estamos buscando divulgação massiva para aumentar o impacto”, reforça.

Para participar os estudantes precisam comparecer ao Hemocentro ou agendar seu horário on-line no site do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). No dia da doação, é necessário dizer que está contribuindo com a campanha “Todos por um” e enviar uma foto ou o comprovante de doação para os organizadores. A contabilização das doações será feita ao final da ação para verificar qual curso foi o vencedor dessa competição do bem.

Para fazer o procedimento é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade e apresentar um documento de identificação com foto. Jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal. O Hemocentro de Maringá está localizado na Avenida Mandacaru, número 1.600. Mais informações pelos fones: (44) 3011-9400 e 3011-9151. Os doadores poderão comparecer ao Hemocentro de segunda a sexta-feira das 7h às 18h30 ou aos sábados das 7h às 12h30. É possível também agendar um horário por meio do site clicando aqui.