Economista da Sicredi explica recorde na Bolsa de Valores e faz projeções

Por: - 14 de junho de 2021
Recorde da Bolsa de Valores é bom sinal, diz Roberto Rodrigues
O economista Roberto Rodrigues, gerente de Investimento da Sicredi União, vê a Bolsa sinalizando melhora de humor da economia real

Para Roberto Rodrigues, a busca por maior rentabilidade dos investimentos e o avanço da vacinação contra a covid-19 no mundo são alguns dos fatores que levam a Bolsa de Valores a antecipar sinais de melhora da economia real

 

Para o gerente de Investimento da Sicredi União PR/SP, economista Roberto Rodrigues, a Bolsa de Valores está antecipando os acontecimentos da economia real e apontando o bom humor do mercado quando pela primeira vez seu principal índice, o Ibovespa, ultrapassa a marca de 130 mil pontos em meio a inflação e desemprego altos.

De acordo com Rodrigues, a Bolsa é um indicador antecedente, ou seja, um termômetro do que esperar da economia brasileira. “A alta das ações é reflexo de um conjunto de fatores, como a aceleração da vacinação contra o coronavírus no mundo, com o acordo do G7 para a distribuição de imunizantes, e a revisão, para cima, do Produto Interno Bruto (PIB) de vários países. No Brasil, o PIB surpreendeu com o crescimento de 1,2% no primeiro trimestre na comparação com os três meses anteriores, acima do 0,7% esperado, e o mercado revisou a expectativa de alta para este ano”.

Para o economista da Sicredi União PR/SP, outro fator positivo tem sido a majoritária percepção do mercado de que a inflação deve se normalizar em breve nos Estados Unidos, o que não exigiria uma retirada antecipada dos estímulos à economia.

 

Pontos de atenção

Mas Rodrigues pondera que há pontos de atenção na economia nacional, como o desemprego recorde, com expectativa de como será a retomada das contratações com o avanço da vacinação, e a inflação em alta. “Há dúvidas se o Banco Central vai conseguir manter a inflação dentro da meta, de 3,75, com intervalo de tolerância de 2,25% a 5,25%”.

Quanto às projeções da Bolsa, o gerente de investimento acredita que há ações que podem continuar com boa performance e setores que podem se beneficiar com o reaquecimento da economia à medida que a vacinação avança, o que pode levar o índice bovespa aos 150 mil pontos, como analistas projetam. Este cenário positivo também pode ser explicado pela busca por mais rentabilidade dos investimentos, tanto que tem crescido a quantidade de investidores brasileiros na Bolsa.

“Com a Selic em 3,5%, e mesmo chegando a 6% no final do ano, conforme projeção do mercado, e inflação superando o teto da meta, chegando a 5,75% neste ano, conforme estimativa, o ganho real em renda fixa é pequeno. Quem quiser ganho maior, terá que diversificar os investimentos, e as ações da Bolsa são uma opção para isso”, finaliza.

Para quem não entende do assunto, Rodrigues recomenda contar com assessoria especializada para analisar o perfil do investidor e a finalidade dos recursos. A Sicredi União PR/SP tem assessores de investimentos em todas as regionais para, junto ao gerente de negócios, ajudar na hora de investir.

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.