Coletores de lixo, garis e outras categorias da limpeza serão vacinados nesta terça

  • Os coletores de lixo, coletores de recicláveis, servidores da varrição e arborização de Maringá serão vacinados nesta terça-feira, 15, a partir das 9 horas, em um posto de vacinação que a Secretaria Municipal de Saúde vai instalar dentro da Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb) e Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

    A vacinação dos encarregados pela limpeza foi feito nesta segunda-feira pelo prefeito Ulisses Maia (PSD), após reunião com o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi. Segundo ele, o pessoal da limpeza será beneficiado sem que haja interrupção da imunização de outros setores que já vinham sendo vacinados, como pessoal da Saúde, da Educação, Segurança, motoristas do transporte coletivo e outros.

    Há tempos os servidores da limpeza e o sindicato que representa os funcionários públicos cobram a imunização do pessoal envolvido com a limpeza da cidade. Em outros lugares do Brasil, como foi na cidade de São Paulo, coletores e garis fizeram greve para exigir a vacina.

     

    Cobrança antiga

    Em Maringá o pessoal da limpeza cobrava a inclusão no rol de prioritários no plano de vacinação porque são profissionais que executam suas atribuições mediante amplo contato com a população, o que além de expô-los demasiadamente ao contágio, os torna potenciais propagadores involuntários do vírus.

    coletores de lixo começam a ser vacinados
    Desde janeiro os coletores cobravam a imunização

    O Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar) considera que a vacinação dos trabalhadores da limpeza é uma vitória da categoria, que reivindica a imunização desde janeiro.

    O Sismmar diz que desde que começaram a ser definidos os grupos prioritários para a imunização, defendeu a imunização desses trabalhadores que estão em contato com ambientes e pessoas que podem transmitir o coronavírus.

     

    Faixas etárias

    A Secretaria de Saúde continua nesta terça-feira a vacinação do público em geral. Seguindo por faixas etárias. Nesta terça será a vez de pessoas com 51 e 51 anos que não façam parte de nenhum dos grupos prioriários.

    Vacinando pessoas de duas idades a cada dia, até sexta-feira a vacinação chegará a pessoas de 45 anos e na sexta-feira da semana que vem estará imunizando quem tem 35 anos.

    Comentários estão fechados.