Conselho Tutelar repudia saída da delegada Karen Friedrich do Nucria para a Delegacia da Mulher

  • Os conselhos tutelares de Maringá emitiram nota repudiando a saída da delegada Karen Friedrich Nascimento da direção do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) para assumir a Delegacia da Mulher.

    Os conselheiros alegam que já estava há anos no Nucria e alcançava um bom desempenho, além de ter uma parceria com os conselhos.

    A nota é a seguinte:

    O Conselho Tutelar de Maringá – Zona Norte e Sul, órgãos de defesa dos direitos da criança e do adolescente, no uso de suas atribuições legais conferidas pela Lei Federal nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, Manifesta Repúdio diante da possibilidade da Sra. Delegada Dra. Karen Friedrich Nascimento, que atualmente comanda o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (NUCRIA), possa vir a assumir a Delegacia da Mulher de Maringá.
    O NUCRIA é uma delegacia de matéria extremamente sensível, criado em Maringá em 2018, tendo como Delegada Titular, desde sua criação, a Dra. Karen. Profissional competente, sensível e principalmente envolvida em todas as movimentações e manifestações em prol da infância e adolescencia de nossa cidade. Maringá conta com uma grande rede de proteção as crianças e adolescentes, sendo que a Dra Karen a conhece bem, seus agentes e funções, o que possibilita a articulação intersetorial a partir dos casos de violência noticiados ao NUCRIA.
    Essas especulações, infelizmente, prejudicam a estabilidade do Sistema de Garantia de Direitos da Infância em nosso muncípio.
    O problema não reside nos nomes de quem está na direção ou de quem vai ocupá-la e embora seja inquestionável a proficiência, profissionalismo dos Delegados e delegadas de Polícia. Mas sim, em trocar uma profissional experiente e com sensibilidade para atender as vítimas que são ainda crianças. Ao ceder a reivindicação de um movimento prejudica outro, o da Infância, que tem prioridade absoluta em nossa Constituição Federal.
    A simples menção à substituição, instala crise institucional, com reflexos em toda a sociedade que confia e aprova o trabalho de combate ao crime contra crianças e adolescentes.
    Portanto, mais do que repúdio, o Conselho Tutelar espera que a Secretaria de Segurança Pública garanta a permanência da Dra. Karen Friendrich do Nascimento como Delegada Titular do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente – NUCRIA Maringá.
    O Conselho Tutelar, assim como, a sociedade maringaense através de diversos órgãos reitera o desejo de que a Dra. Karen Friendrich permaneça como titular do NUCRIA. Somente tal medida irá garantir a continuidade do trabalho de qualidade prestado a Infância e Adolescência da cidade de Maringá e Região Metropolitana.Karen Friedrich

    Comentários estão fechados.