Novo decreto torna medidas restritivas ainda mais rigidas em Maringá

  • O decreto com medidas restritivas editado nesta quarta-feira pela prefeitura de Maringá e que entra em vigor às 5 horas da manhã da próxima sexta-feira, 28, apresenta algumas adequações do decreto que está em vigor hoje, adiantando o toque de recolher para as 20 horas e mantendo os supermercados fechados aos domingos. As medidas ainda mais rígidas valerão até o dia 11 de junho.

    Em boa parte, o decreto segue o que está em vigor no Estado. De acordo com o prefeito Ulisses Maia (PSD), tornar as medidas restritivas ainda mais rígidas é uma necessidade diante dos índices alarmantes nas taxas de positividade e transmissibilidade de coronavírus, além da ocupação de 100% dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

    Outros municípios estão adotando medidas ainda mais restritivas do que Maringá. É o caso de Campo Mourão, que entra em lockdown nesta quinta-feira e mantém a cidade fechada – inclusive atividades consideradas essenciais – até o dia 10.

    Conforme o Decreto Estadual, confira o link, o Toque de Recolher fica estabelecido no período das 20 horas às 5 horas, diariamente, com restrição de circulação em espaços e vias públicas. No período também ficam proibidos a venda e o consumo de bebidas. O não cumprimento acarretará em multa de R$ 1 mil para o consumidor e de R$ 10 mil para o estabelecimento que fizer a comercialização.

    De segunda a sexta-feira, o horário do comércio de rua não essencial, galerias, centros comerciais e prestação de serviços não essenciais, será das 9 horas às 18 horas. O funcionamento dos shopping centers, de segunda a sexta, será das 11 horas às 20 horas.

    Bares e restaurantes poderão funcionar de segunda a sexta-feira até as 20 horas.

    Os supermercados funcionarão de segunda a sábado, até as 20 horas, fechando aos domingos e feriado de 3 de junho.

    As academias de ginástica para práticas esportivas individuais ou coletivas poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 6 horas às 20 horas, com limitação de 30% da capacidade.

    Permanecem suspensos os eventos de quaisquer natureza, inclusive churrascos, festas, confraternizações, reuniões. Casamentos autorizados pela Secretaria de Inovação poderão ser realizados respeitando regras como toque de recolher e proibição de consumo de bebidas entre 20 e 5 horas, distanciamento social, entre outras.

    Durante o decreto, fica proibido o uso de áreas de lazer públicas, tais como quadras esportivas, pista de caminhada do Parque do Ingá, Bosque 2, Vila Olímpica, etc, complexos de esporte e lazer, academias da terceira idade, pistas de skate, complexos esportivos “Meu Campinho”. Os parques públicos também serão fechados.

    Os parques do Ingá, Alfredo Werner Nyffeler e Parque do Japão poderão abrir somente de segunda a sexta-feira.

    As igrejas poderão funcionar todos os dias, seguindo o Toque de Recolher, com até 30% da capacidade.

     

    Fins de semana e feriado

    Bares, restaurantes, lanchonetes, food trucks, sorveterias, pizzarias, petiscarias, lojas de vendas de açaí, carrinhos de lanches e similares funcionarão somente por delivery, com atendimento até as 23 horas.

    Supermercados, mercados, mercearias, padarias, quitandas, açougues e peixarias, funcionarão até as 20 horas somente no sábado, sendo proibido o consumo no local. No domingo estarão fechados.

    Nos domingos e feriado fica autorizada a abertura e funcionamento somente dos seguintes estabelecimentos e atividades: postos de combustíveis, com exceção das lojas de conveniência; farmácias; clínicas médicas e veterinárias somente para atendimento de urgência e emergência; segurança privada; prestação de serviço de natureza emergencial.

    Comentários estão fechados.