Hospital Universitário de Maringá inaugura 1º ambulatório de reumatologia pediátrica para SUS

Por: - 20 de maio de 2021
Maringá
O atendimento no ambulatório é feito todas as terças-feiras no período da tarde / Divulgação UEM

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) iniciou recentemente o atendimento em reumatologia pediátrica no ambulatório de especialidades. O serviço é o primeiro e único da cidade e atende crianças e adolescentes (zero a 18 anos) encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde de Maringá e toda região. O atendimento é feito todas as terças-feiras no período da tarde. É possível receber até oito pacientes por dia.

São acompanhadas doenças raras como artrite juvenil, lupus, vasculites, dermatomiosite, febre reumática, púrpura, doença de Kawasaki, entre outras. Além disso, também são investigado quadros de dor em membros das crianças, popularmente chamado de “dor de crescimento”, para descobrir se é somente algo benigno ou se há alguma doença provocando os sintomas. Pacientes com quadro de febre recorrente que não se sabe a causa também são atendidos.

“Antes as crianças necessitavam ir até Curitiba para consultar-se com um reumatopediatra, ou se consultarem com reumatologistas de adultos aqui na região. Agora poderemos oferecer esse atendimento da especialidade, com qualidade e através do SUS. Além disso, contamos com um centro de infusões para pacientes que necessitem de medicamentos endovenosos” explica Mateus Sabaini Venazzi, reumatologista pediátrico responsável pelo atendimento.

Além dele, a equipe conta com médicos residentes de reumatologia, clínica médica e pediatria.

A reumatologia pediátrica se dedica ao diagnóstico e tratamento de um amplo conjunto de doenças crônicas e inflamatórias que ocorrem em crianças e adolescentes. Cuida principalmente de doenças que, em algum momento da sua evolução, passam a afetar o sistema locomotor, que envolve esqueleto, articulações, músculos, tendões, ligamentos, bursas, entre outros.

As informações são da Agência de Notícias do Paraná 

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.