1º curso da UEM, Economia celebra 60 anos com programação especial

UEM
Compartilhar

O curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o mais antigo da instituição, completa 60 anos de atividades com uma programação especial até março de 2022. Desde 1964, data da primeira formatura, 2.426 cientistas econômicos foram formados pela instituição.

Para celebrar o Jubileu de Diamante, haverá uma programação gratuita itinerante, sob organização do Departamento de Economia (DCO-UEM). A abertura será com aula magna na próxima terça-feira (20), a partir das 14 horas, ministrada por Joaquim José Martins Guilhoto, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na França (acompanhe nesse link).

O economista abordará o tema “Modelos insumo-produto: cadeias globais de valor”. Com doutorado e pós-doutorado na área econômica, o convidado já foi docente da Universidade de São Paulo (USP) e professor visitante no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), na Universidade de Illinois (EUA), na Universidade de Lisboa (Portugal) e na Universidade Paris Dauphine (França). Ele possui mais de 300 trabalhos publicados em sua área de pesquisa.

Na aula, Guilhoto abordará a base de dados Inter-Country Input-Output da OCDE e os indicadores de comércio. Também fará análise das mudanças no sistema de produção internacional, dos impactos das cadeias globais de valor sobre o emprego e o meio ambiente, bem como trará informações sobre emissões de dióxido de carbono (CO²) incorporadas na produção, no consumo doméstico e no comércio internacional.

Toda a comunidade acadêmica e externa à UEM pode participar. Os alunos de Ciências Econômicas da universidade receberão um e-mail sobre como será o procedimento para obtenção de certificado de ouvinte.

Curso de Economia da UEM
Economista da OCDE na França, Economista da OCDE na França / Reprodução

Formandos podem participar da celebração

Todos os formandos do curso, desde a primeira turma, estão convidados a participar da comemoração, seja aluno, egresso, servidor na ativa ou aposentado. O primeiro passo é compartilhar suas experiências e interagir com as redes sociais oficiais do DCO-UEM: Facebook, Instagram e YouTube. O departamento disponibilizou um vídeo com o convite.

De acordo com a Comissão Organizadora do Jubileu de Diamante do curso, a comemoração recebe o tema O Semeador, pois já são 60 anos de milhares de sementes lançadas.

“Foi uma grande conquista para Maringá ter um curso de graduação tão cedo, somente 14 anos após a fundação oficial da cidade. Já mostrava que a educação e a ciência seriam alguns dos principais alicerces sobre os quais a cidade seria edificada”, destaca a comissão organizadora, presidida pelo professor Jaime Graciano Trintin, também coordenador da graduação em Ciências Econômicas da UEM.

Veja a programação prevista:

Maio de 2021
Tema: Economia da Saúde
Palestrante: Pedro Pita Barros (professor da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal). Doutor em Economia e Finanças, publicou aproximadamente 80 artigos científicos e cinco livros.

Agosto de 2021
Tema: Organismos Internacionais de Financiamento
Palestrante: Otaviano Canuto dos Santos Filho (professor da USP). Doutor em Ciência Econômica, ex-diretor executivo do Banco Mundial e do Conselho de Administração do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Agosto de 2021
Tema: Crescimento, Desenvolvimento Econômico e Inovação
Palestrante: Edinaldo Tebaldi (egresso de graduação pela UEM e professor da Universidade Bryant, nos EUA). Doutor em Economia, foi economista e consultor do Banco Mundial, conselheiro no Boston Fed (EUA) e analista econômico da New England Economic Partnership (Parceria Econômica da Nova Inglaterra, nos EUA).

Setembro de 2021
Tema: Economia e Inteligência Artificial
Palestrante: Joilson Giorno (egresso de graduação pela UEM e professor da UEM em graduação e pós-graduação). Doutor em Economia, com pós-doutorados em Aplicações Econométricas e em Métodos Quantitativos em Economia, e bolsista nível 2 de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Outubro de 2021
Tema: Harmonização Tributária do ICMS e Impactos na Economia Paranaense
Palestrante: Alexandre Alves Porsse (egresso de graduação pela UEM e professor da Universidade Federal do Paraná/UFPR). Doutor em Economia, exerceu os cargos de secretário-adjunto da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e assessor da Secretaria da Fazenda, ambos no Estado do Rio Grande do Sul.

Novembro de 2021
Tema: Política Econômica e Ciclos
Palestrante: Francisco José Alves Coelho Veiga (professor da Universidade do Minho, em Portugal). Doutor em Economia, membro do comitê editorial da revista científica European Journal of Political Economy e do corpo de pareceristas da agência de pesquisa da Comissão Europeia, e ex-presidente da Sociedade Europeia de Escolha Pública.

Março de 2022
Tema: Estratégias para o Crescimento Econômico
Palestrante: Albert Fishlow (professor emérito da Universidade de Colúmbia e da Universidade da Califórnia em Berkeley, ambas nos EUA). Doutor em Economia, cientista político e colunista do Estadão.

Histórico do curso de Economia da UEM

Para receber os primeiros alunos em 1961, o curso de graduação em Ciências Econômicas da UEM passou por alguns trâmites burocráticos: foi autorizado a funcionar em 1960 e, antes disso, criado junto à Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Maringá (Fecem) por meio da Lei Estadual do Paraná 4.070/59. A Fecem foi reconhecida em 1967 pelo Decreto Federal 61.584.

A UEM oferece esta graduação nos períodos integral e noturno, tendo atualmente 521 estudantes matriculados, 36 professores e três técnicos administrativos. Por meio do DCO, uma espécie de “substituto” da extinta Fecem, em 1993 foi criado o mestrado e em 2007 o doutorado, que hoje formam o Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PCE-UEM), com 41 doutores e 272 mestres já formados.

O bacharelado em Ciências Econômicas da UEM teve seu mais recente reconhecimento de curso renovado de 2017 a 2022 pelo Decreto Estadual 7.199 de 22 de junho de 2017.

As informações são da Agência de Notícias do Paraná


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas