Saúde amplia vacinação contra HPV para pessoas entre 15 e 26 anos

Por: - 13 de abril de 2021
HPV
Para receber a vacina é necessário apresentar cartão de vacinação e documento de identificação / PMM

A Secretaria de Saúde de Maringá ampliou, temporariamente, a partir de segunda-feira (12/4), a faixa etária de vacina contra HPV, seguindo orientações da Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo é evitar perdas devido ao quantitativo de vacinas com data de vencimento próxima.

Agora, podem receber a vacina pessoas de 15 a 26 anos (com esquema vacinal de 3 doses). A vacina de rotina já é disponibilizada para meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14, ambos com esquema vacinal de duas doses, em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Para receber a imunização é necessário apresentar carteirinha de vacina e documento de identificação. “A vacina é uma das formas mais eficazes de proteção contra o vírus e o câncer de colo de útero”, afirma a coordenadora imunobiológica da Secretaria de Saúde, Edlene Loureiro Góis.

O Papiloma Vírus Humano (HPV) é o principal causador de câncer de colo de útero, sendo a terceira maior causa de morte de câncer em mulheres. Além disso, a vacina também previne contra câncer na genitália e faringe.

Confira os locais de vacinação para pessoas entre 15 e 26 anos:

Manhã – 8h30 às 12h30

  • Aclimação, Alvorada I, Alvorada III, Cidade Alta, Grevíleas, Império do Sol, Industrial, Morangueira, Ney Braga, Olímpico, Piatã, Vila Operária e Zona 06.

Tarde – 13h30 às 18h30

  • Internorte, Parigot de Souza, Paris, Portal das Torres, São Silvestre, Universo, Vila Vardelina e Vila Esperança.

Integral

  • Iguatemi: 9h às 17h
  • Floriano: 8h às 16h30
  • Guaiapó-Requião: 9h às 17h30

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.