Prefeitura confirma retorno das aulas presenciais na rede municipal em 18 de fevereiro

Por: - 6 de fevereiro de 2021
Secretaria de Educação finaliza um plano de contingência com as medidas de prevenção que serão adotadas / Mileny Mello / Siacom

A rede municipal de ensino deve acompanhar o calendário estadual e retomar as aulas no dia 18 de fevereiro. A Secretaria de Educação de Maringá tem promovido reuniões com representantes do Conselho Municipal de Educação, diretores de escolas e Cmeis, representantes das secretarias de Educação e Saúde e do sindicato dos servidores, para a finalização do plano de contingência.

O plano de contingência é um documento com recomendações e determinações de protocolos de prevenção ao coronavírus que devem ser seguidos pelos pais, professores e alunos. O plano segue as diretrizes da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed).

A secretária de Educação de Maringá, Tânia Periotto, explica que os profissionais de educação já participam de reuniões online de formação com temática sobre os protocolos de prevenção da volta às aulas. “No elenco de profissionais que conduzem as palestras estão os médicos, pediatras, vigilância sanitária, saúde ocupacional, psicólogos. As equipes organizam materiais de prevenção, incluindo demarcações para distanciamento, para que as famílias e os servidores se sintam seguros. Nossa prioridade é a prevenção”, afirmou.

A Prefeitura de Maringá preparou um material com perguntas e respostas sobre dúvidas do retorno das aulas.

Quando as aulas nos centros infantis e escolas municipais retornarão?

A previsão é de 18 de fevereiro para todos os alunos da rede municipal, incluindo aqueles nas vagas em escolas particulares, contratadas pela prefeitura. A autorização para o retorno é competência do Governo Estadual, conforme recomendação do Ministério Publico da Infância.

Como está sendo a preparação da volta às aulas nas unidades?

Estamos distribuindo os insumos e itens de proteção, como álcool em gel, máscaras e fitas para demarcação. Também haverá reforço da higienização das unidades, cadeiras intercaladas e atendidas demais exigências do protocolo de prevenção.

As aulas ocorrerão no sistema híbrido ou presencial?

O ensino será no sistema híbrido e com revezamento. As crianças serão divididas em grupos que intercalarão a presença na escola: enquanto um grupo vai a escola, o outro fica em casa, e vice-versa. As aulas serão em meio período. Inicialmente não haverá aulas em período integral.

As aulas presenciais serão obrigatórias?

As aulas presenciais serão opcionais. Os responsáveis pelas crianças preencherão um termo sinalizando o formato escolhido.

Os professores serão vacinados antes do início das aulas?

O grupo será vacinado na 4º fase da campanha, de acordo com o Plano de Vacinação do Ministério da Saúde. Não há uma data específica. Tudo dependerá da compra e distribuição de vacinas pelo Ministério da Saúde, o único que tem autorização para adquirir o imunizante.

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.