Ranking aponta que UEM é 28ª universidade mais sustentável do Brasil

No primeiro semestre de 2020, outro importante passo foi dado dentro de seu projeto de eficiência energia, a usina fotovoltaica da UEM entrou em funcionamento

  • Apenas 38 universidades brasileiras são listadas no UI GreenMetric World University Rankings 2020, pesquisa internacional elaborada pela Universidade da Indonésia que aponta as universidades mais sustentáveis do mundo. Como tem a sustentabilidade como um de seus fortes pilares, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) está entre essas instituições ambientalmente responsáveis, ocupa a 28ª posição no país como universidade mais sustentável, e o 75º lugar na América Latina.

    A UEM e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) são as únicas universidades públicas paranaenses que aparecem no ranking, que avaliou cada instituição.

    Os critérios analisados são a infraestrutura do câmpus, a eficiência energética e atenção às mudanças climáticas, gestão de resíduos e reciclagem, uso da água, sistema de transporte  e educação ambiental. Para cada quesito, é concedida uma pontuação.

    Dentre as 912 instituições de 84 países ranqueadas, a UEM é a 537ª mais sustentável. De acordo com Ricardo Dias Silva, vice-reitor da UEM, “este ranking comprova que a UEM é comprometida com o desenvolvimento socioambiental do Paraná, mas também do Brasil e de todo o mundo, porque nossas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão se preocupam com os problemas globais”.

    Também menciona que “a universidade está empenhada em promover a sustentabilidade em diferentes frentes, dentro e fora de seus câmpus, em atividades lideradas pelos departamentos e pelo Comitê Gestor Ambiental”.

    Conforme a organização da listagem, o UI GreenMetric World University Rankings “é o primeiro e único ranking de universidades do mundo que mensura o compromisso de cada universidade participante no desenvolvimento de uma universidade ‘amiga do meio ambiente’”.

    A edição de 2020 foi divulgada na semana anterior. Em 2019, o UI GreenMetric World University Rankings colocou a UEM na 604ª colocação dentre 780 universidades sustentáveis de 85 países ao redor do globo.

    Evolução da UEM em favor do planeta

    Dias Silva acredita que a UEM tem mais potencial para consolidar-se ainda mais como uma universidade mais sustentável e prosseguir evoluindo na tabela da Universidade da Indonésia nos próximos anos.

    Prova disso é que há desenvolvimento das mais variadas atividades em benefício do meio ambiente, registradas no relatório “Sustentabilidade: Ações da Universidade Estadual de Maringá para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, lançado neste mês.

    E no primeiro semestre de 2020, outro importante passo foi dado: dentro de seu projeto de eficiência energia, a usina fotovoltaica da UEM entrou em funcionamento com capacidade de gerar anualmente 660,82 megawatt-hora.

    “Corresponde a uma produção de energia suficiente para manter 1,1 mil residências, o que traz economia significativa nos custos com energia na universidade”, compara o vice-reitor.

    “Temos outros projetos que estamos desenhando para melhorar ainda mais nosso comprometimento com a sustentabilidade e os ODS da ONU [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas]”, afirma Dias Silva.

    Comentários estão fechados.