Greve dos motoristas de ônibus começa em Maringá. Sindicato diz que cumpre ordem judicial dos 70%. TCCC alega que houve ação ilegal

De acordo com dirigente do Sinttromar, Emerson Viana Silva, os trabalhadores da TCCC e da Cidade Verde estão atendendo além da determinação do TRT.

  • Nesta quarta-feira (16/9), à 0h, começou a greve dos motoristas de ônibus das empresas Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) e Cidade Verde, que atendem ao município de Maringá e linhas metropolitanas.

    Uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª região determinou a manutenção de 70% do contingente de motoristas em atividade durante a paralisação.

    Segundo o diretor executivo da TCCC, Armando Roberto Jacomelli, o sindicato descumpriu a determinação, que permite a empresa utilizar 70% dos motoristas, ao impedirem a saída dos veículos da garagem com o fechamento dos portões.

    “A gente ia começar o trabalho hoje (quarta-feira), cumprindo a determinação, mas eles, arbitrariamente, fecharam os portões da garagem e impediram a saída”.

    De acordo com o dirigente do Sinttromar, Emerson Viana Silva, os trabalhadores da TCCC e da Cidade Verde atenderam além da determinação do TRT. O sindicato suscitou, através de uma notificação extrajudicial, a apresentação das escalas e números de trabalhadores que estão prestando serviço.

    “A liminar está sendo atendida, a população está sendo atendida. Ao contrário do que tem declarado os representantes da empresa, que também não facilitaram, e que, até agora, não apresentaram o número de trabalhadores de forma fidedigna”, diz o dirigente.

    A greve foi aprovada em assembleia da dos motoristas realizada na quarta-feira (9/9)As pautas aprovadas em assembléia pelo Sindicato dos Motoristas Condutores de Veículos Rodoviários e Trabalhadores em Empresas de Transporte de Cargas, Passageiros Urbanos, Motoristas, Cobradores de Linhas Intermunicipais, Interestadual e de Turismo e Anexos de Maringá (Sinttromar) dispõem:

    • Abertura das negociações salariais;
    • Renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT);
    • Garantia do pagamento da Participação dos Lucros e/ou Resultados (PRL);
    • Melhores condições de saúde e segurança da categoria.

    A data-base da categoria venceu em junho, mas até o momento não houve acordo sobre o reajuste. Segundo Silva, a empresa também informou que não vai pagar a segunda parcela da participação dos resultados, prevista para setembro.

    O vídeo abaixo mostra que a Polícia Militar foi chamada até o portão da garagem da TCCC, onde negociou a liberação de veículos com representantes do Sinttromar.

    Comentários estão fechados.