Simepar prevê rajadas de vento acima dos 50 km/h para a região de Maringá nesta terça-feira

O vento forte se deve a mais um Ciclone Bomba que atinge o Sul do Brasil nesta segunda (14/9) e terça (15/9)

  • De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), não há expectativa de mudança significativa no tempo para região de Maringá até o final do inverno na terça-feira (22/9). No entanto, o Simepar prevê para esta terça-feira (15/9), rajadas de vento no município com velocidade de até 54 Km/h.

    O vento forte se deve a mais um Ciclone Bomba que atinge o Sul do Brasil nesta segunda (14/9) e terça. O final do mês de junho também foi marcado por um Ciclone Bomba, que derrubou 94 árvores e deixou 900 unidades consumidoras sem energia em Maringá.

    Desta vez, a expectativa é de que o evento não seja tão intenso no município. Segundo o site Climatempo, um Ciclone Bomba vai se formar sobre a costa sul brasileira, durante a segunda (14/9) e terça-feira (15/9).

    Os modelos meteorológicos indicam a formação de um ciclone extratropical na costa da Região Sul, na altura do Rio Grande do Sul e Uruguai, com início na madrugada desta segunda. A previsão é que o evento se afaste para o mar ao longo do dia.

    Os ciclones extratropicais são áreas de baixa pressão atmosférica e são muito comuns na América do Sul. Em geral, estão associados a frentes frias. Quando a pressão do ar cai de forma muito acentuada num curto período, forma o fenômeno chamado de “ciclone bomba”. 

    A expectativa é de fortes rajadas de vento entre segunda (14/9) e terça-feira (15/9), que podem chegar a 60km/h no interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os ventos de até 90 km/h vão se concentrar apenas no litoral norte do Rio Grande do Sul e na costa sul de Santa Catarina. 

    De acordo com as previsões, os maiores volumes de chuva se concentram apenas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, principalmente entre terça (15/9) e quarta-feira (16/9). No Paraná, pode haver chuvas isoladas na região mais ao leste, próximo ao estado catarinense.

    Nesta segunda, a temperatura máxima prevista para Maringá é de 35°. A mínima fica na casa dos 20°. Na terça, a temperatura continua elevada, com máxima de 31° e mínima de 20°.

    De acordo com o Simepar, a previsão é de sol para os próximos dias. Já no final de semana, o tempo registra instabilidade, o que contribui para a ocorrência de chuvas em diversas regiões do estado. No domingo, o tempo melhora e esfria um pouco. A partir da terça=feira, dia 22 de setembro, quando inicia a primavera, às 10h31, pelo horário de brasília, a tendência é que ocorram mais chuvas pelo Paraná.

    Comentários estão fechados.