Professores e funcionários filiados a APP-Sindicato aprovam greve contra retorno das aulas presenciais em 2020

Chamada de “greve em defesa da vida”, servidores se posicionaram contrários à volta às aulas durante a pandemia do novo coronavírus

  • Professores e funcionários da rede estadual e das redes municipais de ensino de 209 cidades do Paraná aprovaram greve contra a possibilidade de retomada das aulas presenciais no Estado. A decisão ocorreu em assembleia online da APP-Sindicato, que representa servidores estaduais da educação, no sábado (12/9).

    Chamada de “greve em defesa da vida”, os servidores se posicionaram contrários à volta às aulas durante a pandemia do novo coronavírus. No Paraná, um protocolo de retomada das atividades presenciais chegou a ser elaborado, mas não há data para retorno.

    Na quinta-feira (10/9), procuradores e promotores do Ministério Público Federal (MPF-PR), Ministério Público do Trabalho (MPT-PR) e Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR), emitiram comunicado conjunto e se manifestaram contra o retorno às aulas presenciais no Estado neste momento.

    O presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão, explica que a paralisação vai ser desencadeada caso o governo decida pelo retorno das aulas nas escolas em 2020. “A categoria está mobilizada e não aceitará qualquer imposição que coloque em risco à vida tanto dos estudantes e seus familiares, quanto dos profissionais que trabalham nas escolas”, disse.

    Os educadores também deliberaram sobre ações relacionadas às condições de trabalho e o que consideram “ataques aos direitos dos servidores públicos”. “Aprovamos um calendário de mobilizações para reforçar nossa resistência, especialmente neste momento complexo em que os governos têm promovido uma política de precarização da educação pública e de retirada de direitos da nossa categoria”, relatou a secretária de Finanças da APP-Sindicato, professora Walkiria Olegário Mazeto.

    É a primeira vez que a APP-Sindicato realiza uma assembleia pela internet. A direção estadual do sindicato deliberou pela organização da atividade desta forma para assegurar a participação de todos com segurança, considerando as normas de prevenção contra a Covid-19, que impedem a aglomeração de pessoas.

    “Realizar a assembleia de forma online foi um grande desafio, por conta da situação que estamos vivendo, sem poder fazer aglomerações. Apesar disso, assim como todas as lutas que enfrentamos, conseguimos organizar essa atividade com muito sucesso, garantindo a participação de toda a categoria no processo de construção e decisão da luta coletiva”, avaliou a secretária Geral da APP-Sindicato, professora Vanda do Pilar Santana.

    Mais de 2,7 mil profissionais que trabalham na educação pública do Paraná se cadastraram para participar da atividade. Os debates e as votações aconteceram por meio da plataforma de videoconferência Zoom.

    Apenas os integrantes da mesa de trabalho e uma equipe técnica reduzida se reuniram de forma presencial na sede estadual do sindicato, em Curitiba, cumprindo regras de distanciamento social, e de higiene com o uso de máscara de proteção facial e álcool em gel.

    Comentários estão fechados.