Prefeitura de Maringá lança site e aplicativo com informações sobre coronavírus

Por: - 15 de julho de 2020
Site e aplicativo foram lançados pela Prefeitura de Maringá nesta quarta-feira (15/7) / PMM

A Prefeitura de Maringá lançou nesta quarta-feira (15/7) o site Notifica Saúde e o aplicativo Saúde Maringá. As duas plataformas vão trazer dados sobre a disseminação do coronavírus na cidade e auxiliar na triagem de pessoas que estão com sintomas da doença. 

O Saúde Maringá é um aplicativo gratuito disponível para os sistemas Android e iOS. A ferramenta, doada pela Universidade Cesumar (Unicesumar), vai funcionar como tira-dúvidas e fornecer informações sobre sintomas, cuidados e orientações. 

No aplicativo, o usuário pode fazer uma espécie de pré-teste e conseguir orientação médica imediata. Após responder perguntas sobre o histórico de saúde, o usuário consegue saber se o quadro potencialmente é de Covid-19. Caso precise de assistência médica, o aplicativo também indica a unidade de saúde mais adequada

No site Notifica Saúde vão estar disponíveis os dados sobre a evolução do contágio e informações referentes aos níveis de risco da pandemia. Segundo a prefeitura, a plataforma será atualizada diariamente, às 15h, com dados da Secretaria de Saúde. O projeto é uma iniciativa da Evoa Aceleradora com apoio das empresas DB1 Group, Grands Sistemas e Gumga Tecnologia. 

Anteriormente, as fichas com informações dos pacientes eram preenchidas a mão nas unidades de saúde, digitalizadas e enviadas por email para a Secretaria de Saúde. Os dados ainda eram digitados em outro sistema e, muitas vezes, os servidores tinham dificuldade para entender o que estava escrito.

Com o Notifica Saúde, as unidades de saúde vão digitar a notificação que automaticamente será enviada para outros sistemas. O projeto foi desenvolvido em código aberto e tem licenciamento livre. O conteúdo do software está disponível para que outras pessoas possam sugerir melhorias, modificar, copiar e estudar. 

Neste primeiro momento, o site vai apresentar o número de casos notificados, confirmados, encerrados e mortes. Informações como a taxa de ocupação hospitalar e matriz de risco estarão disponíveis no site nos próximos dias. O município informou que o boletim oficial será publicado até a transição completa das informações para a plataforma.

Para o secretário de Saúde, Jair Biatto, as ferramentas facilitam o acesso aos dados. “Agora, com as funcionalidades, tanto do site, quanto do aplicativo, conseguiremos dar mais agilidade e fluidez nas informações relacionadas ao coronavírus. Dados como casos notificados, suspeitos, encerrados e descartados são informações diárias e, que agora, avançam na questão de rapidez da transparência”, disse.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.