Confira quais bibliotecas municipais funcionam em Maringá e como fazer as reservas

Compartilhar

Empréstimos e devoluções de livros já podem ser feitos novamente nas bibliotecas municipais de Maringá. Os locais voltaram a funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 10 às 17 horas. Durante o novo formato de funcionamento, não é permitida a entrada física do usuário no local. O sistema funcionou nos meses de junho e julho, mas as bibliotecas municipais de Maringá voltaram a fechar em agosto.

Nas bibliotecas públicas que ficaram abertas, o atendimento é realizado na porta. Entre revistas, livros e gibis, cada pessoa podia pegar emprestado até três periódicos por vez. Agora, as bibliotecas só aceitam devoluções.

Segundo a Secretaria de Cultura, o número de empréstimos estava baixo após a reabertura em comparação com o período anterior a pandemia da Covid-19. A procura maior por livros ocorria na Biblioteca Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, com uma média de empréstimo diário de 8 a 12 títulos por agendamento.

Após a devolução, os materiais são higienizados e passam por uma espécie de “quarentena”. Durante esse período, os exemplares não podem ser disponibilizados novamente ao público por período de 72 horas.

Como fazer as reservas?

As reservas de exemplares podem ser feitas por meio de contato telefônico com a biblioteca ou na plataforma online Pergamum. O sistema que serve para gerenciar de forma online livros das bibliotecas públicas do Paraná ainda está em fase de implementação.

Para participar da plataforma digital, os usuários devem solicitar o cadastro nas bibliotecas. Neste novo modelo também será adotado o “período de perdão”. Durante esse período, o leitor que estiver com a entrega de exemplares atrasada poderá realizar a devolução do material sem qualquer custo ou penalidade.

Neste primeiro momento, apenas as bibliotecas Palmeiras e Mandacaru não funcionarão. Segundo a prefeitura, a medida serve para preservar servidores que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 e trabalham nesses locais.

Confira o endereço das bibliotecas municipais que estão em funcionamento

Biblioteca Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto – Centro

Endereço: Av. Horácio Raccanello Filho, 6090, Salas 1 e 2, Zona Sete.

Telefone: (44) 3901-1794

Biblioteca Municipal Pioneiro Nilo Gravena – Jardim Alvorada

Endereço: Rua Sophia Rasgulaeff, 693 , Jardim Alvorada.

Telefone: (44) 3901-1747

Biblioteca Municipal Pioneiro Manoel Pereira – Vila Operária 

Endereço: Travessa Liberdade, 26 , Vila Operária.

Telefone: (44) 3901-1768

Biblioteca Municipal do Centro de Artes e Esportes – Distrito de Iguatemi

Endereço: :Av. Antônio Bortolotto, 1621 , Conjunto Albino Meneghetti.

Telefone: (44) 3276-3795

  • Reportagem atualizada na segunda-feira (17/8) com a informação de que as bibliotecas voltaram a fechar. 

Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas