Saída de alunos da rede privada preocupa Secretaria da Educação do Paraná

  • A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná está preocupada com a saída de alunos de escolas particulares por causa da crise do novo coronavírus. Com a crise financeira, algumas famílias retiraram os filhos das escolas particulares, sem matricular em outro estabelecimento, deixando os estudantes sem ensino.

    Para acolher estas famílias, a Secretaria da Educação reforçou o trabalho nos núcleos regionais, que estão divulgando uma nova ferramenta online para ajudar as famílias que desejam transferir os alunos para o ensino público.

    Desde o início da pandemia, cerca de 7 mil alunos migraram do ensino privado para o público, de acordo com levantamento da Secretaria. No entanto, alguns pais têm dificuldade em fazer as matrículas dos alunos porque as escolas funcionam em tempos diferentes, durante o período de pandemia.

    Para facilitar o acesso, foi criada uma ferramenta online que permite antecipar os processos de matrículas.

    De acordo com a diretora de Planejamento e Gestão Escolar, Adriana Kampa, a intenção é tornar mais prático o sistema de matrículas sem a necessidade do pai ou responsável se dirigir fisicamente à escola. “Para administrar melhor essa demanda, produzimos páginas de acesso por núcleos regionais para otimizar esse atendimento, mantendo as orientações de saúde e isolamento social”, diz Adriana.

    NOVO CAMINHO – Anteriormente o pai tinha que ir até a escola de seu interesse. Agora o responsável vai acessar a página da Secretaria de Estado de Educação (www.educacao.pr.gov.br) e clicar no banner do alto da página (Como fazer matrícula em tempo de coronavírus). Nessa página haverá uma série de links por Núcleos Regionais da Educação (veja a lista abaixo).

    A Secretaria reforça aos pais que para acessar os formulários e fazer o requerimento de matrícula é necessário estar logado com uma conta do Gmail.

    Ao acessar o link da região, são pedidas informações sobre o aluno, como idade, se é pessoa com deficiência ou se tem problemas com aprendizado, a série, entre outros. Também são coletados os dados dos pais e responsáveis e o bairro onde vive o aluno. Conforme for avançando, serão abertos campos para anexar comprovante de endereço, o documento do aluno (carteira de identidade ou certidão de nascimento), também são solicitados documentos do responsável, além de histórico escolar e carteira de vacinação.

    De acordo com Adriana, a medida visa a evitar que pessoas se aglomerem nas escolas. “Quando o pai quiser matricular seu filho nos colégios da rede estadual, basta acessar o link referente ao seu núcleo, e um técnico entrará em contato por e-mail indicando a escola para efetivar a matrícula”, explica.

    De posse da declaração de vaga que vai ser enviada por e-mail ao responsável, o pai deverá solicitar a transferência da escola onde o estudante estava matriculado e efetivar a matrícula na escola indicada pelo NRE.

    Confira quais documentos são necessários para fazer a matrícula: 

    Certidão de nascimento ou carteira de identidade do aluno.

    Comprovante de endereço.

    Carteira de identidade e CPF do Responsável legal.

    Histórico escolar.

    NRE – LINK

    APUCARANA – rebrand.ly/nreapucarana
    ÁREA METROPOLITANA NORTE – rebrand.ly/nreamn
    ÁREA METROPOLITANA SUL – rebrand.ly/nreams
    ASSIS CHATEAUBRIAND – rebrand.ly/nreassis
    CAMPO MOURÃO – rebrand.ly/nrecampomourao
    CASCAVEL – rebrand.ly/nrecascavel
    CIANORTE – rebrand.ly/nrecianorte
    CORNÉLIO PROCÓPIO – rebrand.ly/nrecornelio
    CURITIBA – rebrand.ly/nrecuritibapr
    DOIS VIZINHOS – rebrand.ly/nredoisvizinhos
    FOZ DO IGUACU – rebrand.ly/nrefoz
    FRANCISCO BELTRÃO – rebrand.ly/nrefbeltrao
    GOIOERÊ – rebrand.ly/nregoioere
    GUARAPUAVA – rebrand.ly/nreguarapuava
    IBAITI – rebrand.ly/nreibaiti
    IRATI – rebrand.ly/nreirati
    IVAIPORà– rebrand.ly/nreivaipora
    JACAREZINHO – rebrand.ly/nrejacarezinho
    LARANJEIRAS DO SUL – rebrand.ly/nrelaranjeiras
    LOANDA – rebrand.ly/nreloanda
    LONDRINA – rebrand.ly/nrelondrina
    MARINGÁ – rebrand.ly/nremaringa
    PARANAGUÁ – rebrand.ly/nreparanagua
    PARANAVAÍ – rebrand.ly/nreparanavai
    PATO BRANCO – rebrand.ly/nrepatobranco
    PITANGA – rebrand.ly/nrepitanga
    PONTA GROSSA – rebrand.ly/nrepontagrossa
    TELÊMACO BORBA – rebrand.ly/nretborba
    TOLEDO – rebrand.ly/nretoledo
    UMUARAMA – rebrand.ly/nreumuarama
    UNIÃO DA VITÓRIA – rebrand.ly/nreuva
    WENCESLAU BRAZ – rebrand.ly/nrewbraz

    Comentários estão fechados.