Programas da UEM divulgam vídeos para publico idoso e atividades para crianças na quarentena

Atividades para as crianças foram desenvolvidas por alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Pedagogia da UEM

  • Por conta da pandemia do novo coronavírus muitas pessoas estão isoladas dentro de casa. Pensando na energia das crianças e na saúde dos idosos, programas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), prepararam atividades para que os dois grupos se mantenham entretidos e ativos durante a quarentena.

    As atividades para as crianças foram desenvolvidas por alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Pedagogia da UEM. As brincadeiras e atividades educativas são postadas no Instagram e no Facebook do projeto.

    “Tínhamos pensando em propor atividades apenas para as crianças que são nosso objeto de estudo. No entanto, entendemos que todos os membros familiares precisam de atividades diferenciadas para superarem de modo menos doloroso este isolamento social”, explica a tutora do PET, Heloísa Saito.

    Heloísa conta que as atividades foram planejadas para que todos os membros da família pudessem se unir para realiza-las. Além das brincadeiras, o programa oferece sugestão de filmes, séries, música e literatura.

    Lucinéia Selini Bortolato é mãe de duas crianças e graças ao programa relembrou nesse período de quarentena algumas atividades que há muito tempo ela não brincava.

    “Sempre acompanho e faço com meus filhos as atividades do PET. Esses tempos brincamos de ‘Mamba’. Vi atividade no site, e escolhemos fazer. Até meu esposo entrou na roda, e as crianças adoraram” conta Lucinéia.

    As atividades para os idosos são feitas pelos estudantes bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Educação Física. No total, seis vídeos orientam especialmente aos idosos sobre como fazer atividades físicas em casa.

    O material é voltado para os idosos que fazem parte da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da UEM. Duas vezes por semana, os alunos do projeto vão postar um vídeo sobre o exercício no site “UEM contra o Coronavírus (Covid-19)”.

    Em toda a coletânea de vídeos vão ser ensinadas sequências de exercícios físicos, alongamentos, com ou sem objetos, utilizando materiais encontrados em casa, como cadeira, toalha de banho ou saquinho de alimento, como feijão.

    Os vídeos também ensinam o básico de danças, dicas de lazer, alimentação e indicação de filmes. Com estas atividades, o PET Educação Física busca ampliar o acolhimento das pessoas idosas da Unati da UEM e da comunidade.

    Comentários estão fechados.