Secretaria de Saúde anuncia mudanças na distribuição de medicamentos e da vacina BCG

Local de entrega de medicamentos foi alterado com o objetivo de evitar risco de contágio pelo novo coronavírus

  • Com objetivo de evitar o contágio pelo novo coronavírus, a Secretaria de Saúde de Maringá alterou o local de distribuição de medicamentos vinculados ao programa “Paraná Sem Dor”. A partir desta segunda-feira (13/4), usuários com dores crônicas devem retirar os medicamentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Tuiuti.

    A UBS é a mesma, onde a partir desta segunda-feira (13/4), voltam a ser aplicadas vacinas BCG (Bacillus Calmette-Guérin), indicada para prevenção da tuberculose em bebês com mais de dois quilos, após alta hospitalar.

    Segundo a prefeitura, a mudança na entrega dos remédios vai afetar somente usuários da farmácia 24h da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte. Para quem retira os medicamentos na UPA Zona Sul, tudo continua normalizado.

    A maior parte dos beneficiados com o programa “Paraná Sem Dor” faz parte do grupo de risco de contágio do novo coronavírus. Na maior parte são pessoas portadoras de diabetes, hipertensão, asma e outras doenças crônicas.

    A mudança logística permite que esses usuários não entrem em contato com pacientes atendidos na UPA Zona Norte. O Pronto Atendimento virou ponto estratégico no combate à Covid-19 e concentra a maior parte dos casos atendidos em Maringá.

    O programa Paraná Sem Dor existe desde 2000 e trata especificamente de dores crônicas. São disponibilizados uma série de medicamentos estabelecidos com base na Escada Analgésica da Organização Mundial da Saúde (OMS), da acordo com a dor do paciente.

    Veja documentos necessários para garantir medicamentos pelo programa Paraná Sem Dor

    O processo de solicitação dos medicamentos é iniciado pelo usuário através das Farmácias das Unidades Básicas de Saúde por meio da apresentação dos seguintes documentos:
    a) Cópia do Cartão Nacional de Saúde (CNS);
    b) Cópia de documento de identidade*;
    c) Cópia de comprovante de residência;
    d) Prescrição médica;
    e) Laudo para solicitação, avaliação e autorização de medicamentos – LME devidamente preenchido pelo médico; (clique aqui para baixar o arquivo).
    f) Termo de Esclarecimento e Responsabilidade (TER) assinado pelo médico e pelo usuário ou seu responsável. Clique aqui

    * São aceitos como documento de identidade: Certidão de Nascimento (para crianças sem RG), RG, Carteira de Motorista, Carteira profissional e Carteira de trabalho. 

    Vacina BGC será aplicada somente em três dias da semana

    As doses da vacina BGC serão aplicadas somente as segundas, quartas e sextas-feiras, na UBS Tuiuti. Os interessados devem agendar o horário de vacinação pelo telefone (44) 3309-4400. Os atendimentos são realizados das 7h às 19h.

    Para se vacinar, é necessário apresentar a carteira de vacina, relatório de alta hospitalar, registro de nascimento e documentos pessoas dos pais.

    Comentários estão fechados.