Entidades reivindicam retomada das atividades econômicas. Prefeito pede calma e diálogo

Por: - 26 de março de 2020
Portas do comércio de Maringá ficaram fechadas desde sexta-feira (20/3) / Divulgação/PMM

Uma carta assinada por quinze entidades foi encaminhada no final da tarde desta quinta-feira (26/3) ao prefeito de Maringá Ulisses Maia (PDT). A reivindicação de representantes de empresários e um sindicato de trabalhadores é pela retomada das atividades econômicas na cidade.

O documento informa que a “reivindicação é que a reabertura seja gradativa a partir da próxima segunda-feira para evitar ‘um colapso econômico e social’”.

A proposta é que sejam oferecidos quarentena e isolamento para os grupos de risco, liberando parte da força de trabalho para retorno às atividades, com priorização, quando possível, de home office.

Outra sugestão incluída no documento é avaliar a permissão para que alguns setores possam atender em horários ampliados ou diferenciados, para evitar aglomerações e distribuir os atendimentos.

É solicitada a autorização para o funcionamento das indústrias, do comércio e de serviços, mesmo que seja em regime de escalas.

A ideia é que serviços, comércio varejista e atacadista voltem a atender com controle de acesso dos clientes, respeito às distâncias mínimas e com meios para a higienização dos colaboradores e clientes.

“Sabemos que é preciso sim priorizar a vida e a saúde das pessoas, mas é possível fazer isso sem decretar a falência de muitas empresas e o fechamento de um número ainda maior de empregos”, diz o documento.

Veja quais são as entidades participantes

  • Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim)
  • Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Maringá (Sintracon)
  • Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar)
  • Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino Noroeste do Paraná (Sinepe)
  • Sindicato dos Estabelecimentos de Shopping Centers em Maringá e Região (Sindesc)
  • Maringá e Região Convention & Visitors Bureau
  • Sociedade Rural de Maringá
  • Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest)
  • Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Maringá(Sindhotel)
  • Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado do Paraná (Sialpar)
  • Sindicato da Indústria do Açúcar do Estado do Paraná (Siapar)
  • Sindicato da Indústria de Produção de Biodiesel do Estado do Paraná (Sibiopar)
  • Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)
  • Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Maringá (Sindmetal)
  • Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon/PR-Noroeste)

Prefeito divulga nota oficial

Após receber a carta de manifestação das entidades, o prefeito de Maringá Ulisses Maia divulgou uma nota oficial. Segue abaixo na íntegra.

“O mundo vive um momento de dúvidas, mas uma certeza:  o vírus chegou. E mata. Tomamos e vamos tomar todas as medidas para minimizar os riscos e preservar a vida, sempre com base científica e seguindo os protocolos recomendados pela Organização Mundial da Saúde e outros importantes organismos internacionais.

Não temos o direito de errar como outros países. Amanhã (sexta-feira 27/3) completamos 8 dias de isolamento social. Avançamos muito na prevenção, com medidas rigorosas de prevenção. O momento pede bom senso, diálogo.

Momento de organizar e  planejar os próximos passos para retornar à normalidade, com segurança e tranquilidade. Se seguirmos os protocolos, respeitar as medidas em vigor, logo vamos voltar à tranquilidade. 

Reconhecemos que o impacto sobre as empresas é enorme, mas nós já tomamos diversas decisões no âmbito municipal e os governos estadual e federal encaminham outras iniciativas para socorrer os empresários.

Peço paz, serenidade e diálogo. Só assim, em harmonia e com muita responsabilidade vamos superar essa crise.”

O boletim da Prefeitura de Maringá sobre o coronavírus divulgado nesta quinta-feira (26/3) informa que além de cinco casos confirmados, há 31 pacientes internados na cidades, que incluem dez crianças, e que três mortes com suspeita de coronavírus aguardam exames de confirmação.

No sétimo dia de isolamento, passa de 30 as empresas autuadas por descumprirem os decretos de isolamento social em Maringá. Também teve buzinaço em Maringá nesta quinta para cobrar a retomada das atividades econômicas.

Abaixo, a live que o prefeito Ulisses Maia faz nas redes sociais. Começou às 20 horas desta quinta-feira (26/3).

Olá, pessoal. Acompanhe a live para saber o boletim atualizado sobre os casos de coronavírus. Vamos reforçar também importância dos protocolos seguidos aqui em Maringá para prevenir a contaminação! #FICAEMCASAMARINGA

Posted by Ulisses Maia on Thursday, March 26, 2020

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.