Prefeitura de Maringá anuncia desinfecção da cidade a partir de quinta-feira

Limpeza será feita em ruas, avenidas, unidades de saúde e no Terminal Intermodal

  • A Prefeitura de Maringá vai inciar nesta quinta-feira (26/3) o processo de desinfecção da cidade. Nesta primeira etapa, a limpeza vai durar sete dias. A medida para conter o avanço do coronavírus foi anunciada durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (25/3) pelo prefeito Ulisses Maia (PDT) e pelo secretário de Saúde Jair Biatto.

    O secretário de Saúde informou que uma empresa vai doar o produto e o serviço nesta primeira etapa da desinfecção. “Existe um saneante que tem sido utilizado no Brasil e no mundo e já temos o parecer da Secretaria de Meio Ambiente de que pode ser utilizado”, disse Biatto.

    Segundo o prefeito Ulisses Maia, a desinfecção é prevista para começar na quinta-feira no período noturno no Terminal Intermodal, unidades de saúde, ruas e avenidas de Maringá. No Brasil, a Prefeitura de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, também colocou em prática um processo de higienização.

    Durante a coletiva de imprensa, o prefeito também anunciou outras medidas como a assinatura do decreto que suspende o pagamento dos tributos municipais que incidem sobre o Simples Nacional por 90 dias. Outra ação é a distribuição de cestas básicas e cartões para compra de alimentos para famílias de baixa renda.

    O prefeito Ulisses Maia e o Secretário de Saúde Jair Biatto voltaram a defender as medidas de restrição adotadas pelo município como o isolamento social e o fechamento do comércio, criticadas em pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro na noite de terça-feira (24/3).

    Biatto explicou que o isolamento é necessário para que o município possa preparar a rede de saúde e evitar um colapso. Segundo ele, estudos comprovam que os países que tiveram bons resultados no combate ao coronavírus têm 10 leitos para 1 mil habitantes. Enquanto isso, países com 5 leitos para 1 mil habitantes tiveram os piores resultados.

    De acordo com o secretário de Saúde, em Maringá são 2 leitos para 1 mil habitantes, número muito abaixo do recomendado. “Todas as medidas para o enfrentamento estão sendo tomadas. Não tem abrandamento dos decretos da Prefeitura Municipal de Maringá neste momento, que são baseados em questões técnicas”, disse.

    Comentários estão fechados.