Prefeitura anuncia plano de contingência contra coronavírus e cancela atividades com idosos

De acordo com a prefeitura, as aulas e outros eventos ficam mantidos neste momento

  • A Prefeitura de Maringá apresentou na manhã de sexta-feira (13/3) o plano de contingência contra o coronavírus. Como parte das ações, o município cancelou eventos com idosos, que são mais suscetíveis à doença. Também foram assinados dois decretos para formação do Grupo Executivo Municipal Emergencial (GEM-ESP) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

    De acordo com a prefeitura, as aulas e outros eventos ficam mantidos neste momento. No entanto, a manutenção das atividades vai ser avaliada diariamente e, por esse motivo, não há garantia de que possam ocorrer. A orientação é que os organizadores se preparem para qualquer mudança.

    “São fases de orientação, estamos na primeira fase de não cancelar eventos ainda, mas é possível que o Ministério da Saúde, conforme tenham casos, possa orientar às secretarias de Estado e municípios a não ter eventos de massa, inclusive abertos. É uma decisão que vai ser tomada em conjunto e ela é dinâmica”, explicou o secretário de Saúde, Jair Biatto.

    O Grupo Executivo Municipal Emergencial (GEM-ESP) vai ser formado por membros do Gabinete do Prefeito e das secretarias de Saúde, Gestão e Fazenda.

    O grupo vai ser o responsável, entre outras funções, por definir as diretrizes para implementação de medidas de urgência e propor e acompanhar a alocação de recursos orçamentários para execução das medidas necessárias.

    A prefeitura também anunciou que vai receber 15 profissionais do programa Mais Médicos do Governo Federal. Além disso, há quatro Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Municipal preparadas para receber pacientes.

    Na segunda-feira (16/3), haverá dois eventos no Auditório Hélio Moreira para abordar sobre sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento do coronavírus. O primeiro, às 8h, é para equipes médicas e, outro, às 14h, para sindicatos, associações, conselhos e outros.

    De acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde na quinta-feira (13/3), são seis casos confirmados de coronavírus e 54 suspeitos no Paraná. Em Maringá, são três casos suspeitos e três foram descartados. Novo boletim vai ser  divulgado nesta sexta-feira.

    Durante apresentação do plano de contingência, o secretário de Saúde, Jair Biatto, explicou que o período que Covid-19 fica numa região é de cinco meses. “A infecção é rápida. As estatísticas mostram que uma pessoa infectada tem potencial para transmitir o vírus para outras três.”

    Segundo ele, os sintomas do coronavírus são parecidos com da gripe, como febre, dor na garganta e nariz escorrendo. No entanto, há complicações como náusea, vômito e diarreia. A orientação é deixar os ambientes ventilados, evitar contato físico e não ficar em aglomerações.

    Além disso, os pacientes devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) apenas em casos de urgência. Se não for urgência, a recomendação é procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

    Comentários estão fechados.