Maringaense Paolo Ridolfi vai receber título de cidadão benemérito do Estado do Paraná

Por: - 7 de fevereiro de 2020
O artista plástico Paolo Ridolfi / Arquivo pessoal

Um dos mais importantes representantes da arte contemporânea nacional, o maringaense Paolo Ridolfi vai receber nesta segunda-feira (10/2), na Assembleia Legislativa do Paraná, o título de cidadão benemérito do Estado do Paraná.

A proposição é da deputada Maria Victoria (PP). O evento começa às 14 horas, quando Paolo Ridolfi também participa da abertura solene da exposição de obras suas no Espaço Cultural da Casa.

Com obras em coleções de prestígio, como as do Museu Oscar Niemeyer e a Marcantônio Vilaça, e reconhecido no Brasil inteiro, Paolo Ridolfi continua morando em Maringá.

“Gosto de morar numa cidade pequena, onde eu possa voltar e almoçar em casa. Com esposa e filhos, talvez eu ficasse mais preocupado se morasse em uma cidade maior”, declarou ele numa entrevista à Gazeta do Povo, em 2013.

“O trabalho tem de amadurecer para ganhar o mundo. Gosto que outras pessoas olhem para a possibilidade de morar no interior e fazer seu trabalho artístico.”

O fato de permanecer morando em Maringá, apesar de toda a projeção que conseguiu na carreira, foi uma das razões que levaram a deputada Maria Victoria, conterrânea do artista, a propor o título de cidadão benemérito de Paraná a Paolo Ridolfi.

“Mesmo consagrado no Brasil inteiro, com 11 prêmios no currículo, ele enaltece e leva o nome de Maringá a todas as suas exposições, que já somam mais de 30 coletivas e 4 individuais”, destaca a deputada.

“Nada mais justo que reconhecermos esta personalidade que eleva a produção cultural paranaense.” A exposição de Paolo Ridolfi permanece na Assembleia Legislativa até o dia 20 de fevereiro.

Em Maringá, no segundo semestre de 2019, Paolo Ridolfi realizou o projeto “Maringá Maringá Ecobags”. Com recursos do Prêmio Aniceto Matti, o artista plástico espalhou pela cidade doze outdoors com frases que integram o Hino a Maringá.

O material usado para confeccionar os outdoors foi reaproveitado. As lonas usadas nos cartazes dos outdoors foram transformadas por Paolo Ridolfi em cerca de 120 sacolas ecológicas.

Veja abaixo as fotos divulgadas pela Prefeitura de Maringá que mostram um dos outdoors e a entrega das sacolas à presidente do Provopar, Eliane Maia.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.