Funpar vai realizar o concurso da Polícia Militar do Paraná. Edital é aguardado para os próximos meses

Compartilhar

A Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) foi escolhida para organizar o concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Paraná. O contrato foi firmado em janeiro e a abertura do edital é aguardada para o primeiro semestre de 2020.

A expectativa é que sejam abertas 2 mil vagas para soldados da Polícia Militar e mais 400 vagas para soldados do Corpo de Bombeiros. Para concorrer às vagas é necessário ter concluído o ensino médio, além de atender outras exigências.

O concurso da Polícia Militar é aguardado desde setembro de 2019, quando foi assinada a autorização para a contratação de cerca de 3 mil profissionais para a área da segurança pública do Paraná.

Além do concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, com 2,4 mil vagas. O Estado anunciou que vai contratar 50 delegados, 300 investigadores e 50 papiloscopistas para a Polícia Civil.

Também há a previsão de contratação de 238 agentes de cadeia para complementar o quadro do Departamento Penitenciário (Depen).

Cada uma das instituições é responsável por contratar uma fundação para realizar a seleção dos profissionais.

Dentro da página da Polícia Militar do Paraná, por exemplo, a informação é que em breve vão ser divulgadas mais informações sobre o concurso.

De acordo com a tabela de vencimentos de 2015, o chamado soldado de segunda classe tem uma remuneração de R$ 1,89 mil. Depois de concluído o curso de formação e o estágio probatório, o salário chega a R$ 4,1 mil.

Uma das exigências para os candidatos é que tenham no máximo 30 anos. Um soldado pode avançar dentro da corporação até o cargo de subtenente. Para ingressar na corporação como tenente, é preciso passar pela seleção da escola de cadetes.

No caso dos soldados, como Maringá conta com uma escola de formação, a 2ª Esfaep, parte dos aprovados no concurso público vão fazer o curso de formação e o estágio na cidade.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas