Com chapa única, nova eleição para o DCE da UEM ocorre na terça-feira

Por: - 23 de janeiro de 2020
Chapa Acelera UEM chegou a ser declarada vencedora, mas decisão do CEEB cancelou o pleito / UEM

Nova eleição para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi marcada para terça-feira (28/1). Apenas a chapa A UEM Não Vai Embora, que participou da eleição anterior, se inscreveu. Alunos da graduação e pós-graduação de todos os campi da UEM podem votar.

No ano passado, a Chapa 1 – Acelera UEM chegou a ser declarada vencedora das eleições do DCE, mas o Conselho de Entidades Estudantis de Base (CEEB) decidiu cancelar o pleito.

A chapa ingressou com ação na Justiça para tomar posse do mandato à frente do DCE e impedir as novas eleições, mas o Judiciário negou o pedido de liminar nesta quarta-feira (22/1).

Na eleição realizada no ano passado, três chapas concorreram ao DCE da UEM. A chapa 1– Acelera UEM obteve 1.157 votos, seguida pela chapa 3 – A UEM Não Vai Embora com 1.019 votos e a chapa 2 – UEM Popular com 461 votos. No entanto, após pedidos de impugnação das chapas 2 e 3, o CEEB decidiu cancelar o pleito.

A expectativa é que o número de votantes seja menor. Além da disputa com chapa única, a universidade está em período de reposição da greve e algumas turmas já encerraram o ano letivo.

A reportagem do Maringá Post não conseguiu entrevistar os representantes das chapas. O espaço permanece aberto às manifestações.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.