Três instituições de ensino superior de Maringá são avaliadas com nota 4 pelo MEC. Apenas um curso obteve 5

Compartilhar

Entre as 10 instituições de ensino superior de Maringá avaliadas, três obtiveram conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador do Ministério da Educação (MEC) que mede a qualidade da educação em instituições públicas e privadas.

Além da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que entrou para o Top 5 das universidades estaduais brasileiras, o Centro Universitário de Maringá (Unicesumar) e Centro Universitário Ingá (Uningá) têm nota 4.

O IGC classifica as instituições de 1 a 5, onde 1 e 2 são insuficientes e 5 é nota máxima. Em Maringá, as outras sete instituições obtiveram conceito 3, o que significa que estão na média. No Paraná, apenas a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Faculdade de Tecnologia Inspirar e a Faculdade Cristã de Curitiba tiveram nota máxima.

Os dados divulgados pelo MEC na quinta-feira (12/12) são de 2018. O cenário em Maringá vai ao encontro da realidade nacional. Nesta edição, 2.052 instituições tiveram os dados divulgados. A maioria das instituições, 63,6%, obteve nota 3. Na faixa 4 encontram-se 438 (21,3%), na faixa 5, 42 (2%), na faixa 2, são 259 instituições (12,6%) e 7 instituições (0,3%) estão na faixa 1.

O IGC é elaborado com base na nota que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) atribui à cada curso de pós-graduação e na média de cada curso do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é mensurado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O CPC, conceito que avalia o curso, também varia de 1 a 5. Em Maringá, apenas um curso obteve nota máxima. A graduação de Tecnologia em Comércio Exterior da Unicesumar conquistou nota 5. Os outros cursos avaliados obtiveram notas 3 e 4.

Para o cálculo do CPC são considerados: Conceito Enade (desempenho dos estudantes na prova do Enade), Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho) e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante do Enade).

IGC das instituições de ensino superior de Maringá

  • Universidade Estadual de Maringá (UEM): 4
  • Centro Universitário de Maringá (Unicesumar): 4
  • Centro Universitário Ingá (Uningá): 4
  • Centro Universitário Cidade Verde (Unifcv): 3
  • Centro Universitário Metropolitano de Maringá (Unifamma): 3
  • Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional (Feitep): 3
  • Faculdade Eficaz: 3
  • Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná (Fainsep): 3
  • Faculdade Maringá: 3
  • Faculdade Santa Maria da Glória (SMG): 3

Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas