Parque do Ingá concentra Caminhada pela Paz e Caminhada Doe Vida na manhã deste domingo

Caminhada pela Paz busca propagar um modelo de resolução de conflitos por meio do diálogo

  • A Caminhada pela Paz na manhã deste domingo (24/11), com concentração marcada para as 9 horas no portal principal do Parque do Ingá, marca o encerramento da 2ª Semana da Justiça Restaurativa.

    No mesmo local, mas com início programado para as 8 horas, tem a Caminhada Doe Vida, convocada pelo Comitê de Responsabilidade e Desenvolvimento Socioambiental (Cords) do DB1 Group, multinacional de tecnologia com sede em Maringá.

    A Caminhada pela Paz busca propagar um modelo de resolução de conflitos por meio do diálogo, base das ações da justiça restaurativa.

    As advogadas colaborativas e facilitadoras dos círculos de diálogos da justiça restaurativa, Fabricia Kutne Reder e Claudia Ângelo da Silva, explicam que a justiça restaurativa é um método de solução de conflitos, sejam judiciais ou não.

    “Através do diálogo se busca a autorresponsabilização, a recuperação dos danos e a restauração de todos os envolvidos”, afirmam.

    Na contramão do modelo de funcionamento do sistema penal, a justiça restaurativa recupera a centralidade do papel da vítima e busca fortalecer os vínculos.

    No judiciário de Maringá, o método de solução de conflitos é utilizado em vários casos, desde família, cível, trabalhistas e até em casos criminais por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) ou do projeto Amparo.

    Em situações de conflito, é o juiz que decide aplicar a prática restaurativa para o infrator. Para a vítima, é feito um convite para que ela participe, se desejar, dos círculos de diálogo.

    A Caminhada Doe Vida vai ser realizada em prol da conscientização da importância da doação de sangue, de órgãos, de leite materno e também do cadastro de medula óssea.

    O objetivo é mobilizar o maior número possível de pessoas para incentivar o pensamento de que um “pequeno” ato de solidariedade pode ajudar a salvar vidas. Para quem puder, há um pedido de doação do Cords de um quilo de alimento na Caminhada Doe Vida.

    Para o sábado (30/11), os organizadores convidam para um Mutirão de Doação de Sangue a partir das 7 horas no Hemocentro Regional de Maringá.

    Comentários estão fechados.