Câmara homenageia médico João Batista Leonardo com Cidadania Benemérita

Por: - 5 de novembro de 2019
O homenageado em lançamento de livro no ano de 2008 / Arquivo do Blog do Angelo Rigon

A Câmara de Maringá realiza sessão solene nesta quarta-feira (6/11), às 19h30, para a entrega de título de Cidadão Benemérito de Maringá ao médico João Batista Leonardo.

Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Oncologia, chegou a Maringá em 1948 e, em 1949, começou o curso primário no Grupo Escolar Maringá.

João Batista Leonardo é o primeiro médico de Maringá que iniciou os estudos na cidade. Ele iniciou a vida profissional em 1969, no Hospital São Marcos, onde o diretor da unidade era o doutor Said Felício Ferreira, que foi prefeito de Maringá por duas gestões (1983/1988 e 1993/1996).

O homenageado fundou o primeiro serviço de prevenção de câncer ginecológico de Maringá junto à Secretaria Municipal de Saúde, quando o prefeito era Adriano Valente (1969/1972).

Ele também fundou a Sociedade de Bem-Estar Familiar no Brasil (BEMFAM), que tinha como objetivo o planejamento familiar e prevenção ao câncer.

Ele e sua esposa, Marlene Philip Leonardo, distribuíam anticoncepcionais gratuitamente para milhares de clientes. É ainda sócio fundador da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de Maringá e fundador do Conselho Maringaense de Assistência à Mulher.

O homenageado é integrante do Lions Internacional e católico praticante. João Batista Leonardo também é membro da Academia de Letras de Maringá. Ele ingressou na ALM edo em setembro de 2008 e ocupa a cadeira 21, que tem José de Alencar como patrono.

A homenagem da Câmara Municipal ao doutor João Batista foi proposta pelo vereador Mário Hossokawa, presidente da Câmara.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.