Câmara homenageia médico João Batista Leonardo com Cidadania Benemérita

O homenageado fundou o primeiro serviço de prevenção de câncer ginecológico de Maringá na rede pública

  • A Câmara de Maringá realiza sessão solene nesta quarta-feira (6/11), às 19h30, para a entrega de título de Cidadão Benemérito de Maringá ao médico João Batista Leonardo.

    Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Oncologia, chegou a Maringá em 1948 e, em 1949, começou o curso primário no Grupo Escolar Maringá.

    João Batista Leonardo é o primeiro médico de Maringá que iniciou os estudos na cidade. Ele iniciou a vida profissional em 1969, no Hospital São Marcos, onde o diretor da unidade era o doutor Said Felício Ferreira, que foi prefeito de Maringá por duas gestões (1983/1988 e 1993/1996).

    O homenageado fundou o primeiro serviço de prevenção de câncer ginecológico de Maringá junto à Secretaria Municipal de Saúde, quando o prefeito era Adriano Valente (1969/1972).

    Ele também fundou a Sociedade de Bem-Estar Familiar no Brasil (BEMFAM), que tinha como objetivo o planejamento familiar e prevenção ao câncer.

    Ele e sua esposa, Marlene Philip Leonardo, distribuíam anticoncepcionais gratuitamente para milhares de clientes. É ainda sócio fundador da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de Maringá e fundador do Conselho Maringaense de Assistência à Mulher.

    O homenageado é integrante do Lions Internacional e católico praticante. João Batista Leonardo também é membro da Academia de Letras de Maringá. Ele ingressou na ALM edo em setembro de 2008 e ocupa a cadeira 21, que tem José de Alencar como patrono.

    A homenagem da Câmara Municipal ao doutor João Batista foi proposta pelo vereador Mário Hossokawa, presidente da Câmara.

    Comentários estão fechados.