É falso o vídeo que mostra supostos estragos causados pelo granizo em Maringá no domingo

Por: - 28 de outubro de 2019
Vídeo foi gravado em Nova Iguaçu, município do Rio de Janeiro / Reprodução

Após um dia quente, a chuva encerrou o domingo (27/10) em Maringá. Em alguns pontos da cidade, moradores perceberam pequenas pedras de granizo. Logo após o temporal, um vídeo começou a ser compartilhado em grupos de WhatsApp.

A gravação mostra estragos causados por uma forte chuva granizo. Junto ao vídeo, havia um texto que indicava que a situação tinha acontecido em um shopping de Maringá.

A reportagem do Maringá Post constatou que a gravação com vidros de carros quebrados no estacionamento do shopping não foi feita na cidade.

O vídeo foi gravado no município de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, após fortes chuvas que atingiram a cidade na sexta-feira (25/10).

Por causa da tempestade, a Prefeitura de Nova Iguaçu decretou estado de calamidade pública. Um canal no Youtube publicou o vídeo ainda no sábado. Veja abaixo o vídeo com os estragos provocados em veículos no município da Baixada Fluminense.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) incluiu Maringá em um alerta meteorológico de tempestade. Segundo o aviso, havia risco de raios, rajadas de vento fortes e ocasional queda de granizo.

Apesar de alguns moradores de Maringá terem percebido pequenas pedras de granizo, a Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM) não registrou granizo na região. De acordo com a Estação, pode ter chovido granizo em outras áreas da cidade, mas na área de abrangência da Estação não houve nenhum registro.

A Estação Climatológica da UEM registrou chuva forte de 9,6 mm que começou por volta das 22h20 e durou cerca de uma hora na noite de domingo (27/10). Os ventos atingiram 54 km/h.

Para segunda-feira (28/10), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mantém aviso de tempestade para Maringá.

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.