Prefeitura lança novo edital de concessão do restaurante no Parque do Japão com aluguel quase três vezes menor

No início do ano, prefeitura publicou edital de concessão do restaurante com aluguel mínimo de R$ 13,8 mil

  • A Prefeitura de Maringá publicou novamente o edital de licitação para concessão do uso do salão de eventos, buffet e oferta gastronômica do Parque do Japão. O valor mínimo do aluguel é R$ 4.733,33, quase três vezes menor do que o proposto no edital lançado em março deste ano e que acabou sem nenhuma empresa interessada.

    No início do ano, a prefeitura havia publicado edital de concessão do restaurante do parque e pedia aluguel mínimo de R$ 13,8 mil. A diretora da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), Maria Lígia Guedes, disse que a alteração do valor não significa que o cálculo anterior estivesse errado. Segundo ela, para o novo edital foi feito um diagnóstico mercadológico aprofundado para chegar no valor do aluguel.

    “O parque é um ponto turístico, o restaurante e o salão de eventos é dentro de uma área. Esse preço que nós levamos em consideração agora foi feito a partir de avaliações imobiliárias de mercado para se chegar a um preço médio. Um diagnóstico imobiliário com pessoas habilitadas pelo Crea [Conselho Regional de Engenharia e Agronomia]”, disse a diretora da Semusp.

    Apesar da alteração no valor do aluguel e em alguns requisitos técnicos, as outras exigências da licitação continuam iguais. O contrato tem duração de sete anos, com possibilidade renovação por igual período. Pela modalidade, vence a empresa que oferecer a melhor proposta.

    A concessionária precisa disponibilizar refeições no horário do almoço de quinta-feira a domingo e feriados, ficando livre de segunda-feira, quando o parque é fechado, a quarta-feira. A empresa vencedora da licitação deve oferecer no cardápio no mínimo 25% de culinária japonesa e 50% de culinária brasileira. Os 25% restante são de preferência da empresa.

    A diretora da Semusp, Maria Lígia Guedes, disse que não há como afirmar quais foram os motivos que levaram nenhuma empresa a participar da licitação. “Não posso falar que não houve interessados por conta de valores. Não sei, às vezes é pela época de lançamento”, diz.

    Segundo Maria Ligía, com as mudanças a expectativa é que as empresas participem da concorrência. A previsão é que a vencedora comece a oferecer os serviços de gastronomia no Parque do Japão até o período da Maringá Encantada, em novembro. O local recebe cerca de 2,5 mil pessoas por fim de semana, mas no período do Natal esse número chega até a 10 mil pessoas.

    De acordo com o novo edital, a cobrança de estacionamento no local também não será permitida. A abertura com os envelopes das empresas e as propostas para exploração da área gastronômica do Parque do Japão ocorre no dia 25 de outubro, às 9h, na Diretoria de Licitações.

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