Maringá cai seis posições e agora é a 26ª em ranking das cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil

Por: - 19 de setembro de 2019
Compra e venda de imóveis têm alta na comparação de novembro de 2019 com novembro de 2018 / Pólen Comunicação

Maringá caiu seis posições no Ranking Connected Smart Cities, divulgado pela consultoria Urban Systems nesta semana. Na edição 2019, a cidade ocupa a 26ª posição em nível nacional no levantamento que lista as cidades mais inteligentes e conectadas do País. Em 2018, o município estava em 20º lugar no ranking.

Nos dois anos, Maringá é o segundo município do Paraná. No Estado, a cidade só fica atrás de Curitiba. Da pontuação máxima de 69,5, Maringá obteve 33,840. No Brasil, Campinas (SP) lidera o ranking com 38,977 pontos, seguida por São Paulo com 38,505 e Curitiba com 38,016 pontos. Londrina, que figura em 33º lugar no levantamento, é o terceiro município do Paraná no ranking.

O levantamento é composto por 70 indicadores de 11 eixos temáticos como mobilidade e acessibilidade, urbanismo, meio ambiente, economia, governança, tecnologia e inovação, empreendedorismo, educação, saúde, segurança e energia, compreendendo desde questões de infraestrutura da cidade, serviços públicos oferecidos, instrumentos de planejamento, transparência, capital humano, espaços de geração de conhecimento, comunicação e outros.

A Urban Systems também apresenta a classificação dos municípios em recortes como mobilidade e acessibilidade, urbanismo, tecnologia, saúde e outros. Entre os recortes analisados, a melhor posição de Maringá foi na categoria urbanismo. Entre os 100 municípios avaliados, a cidade figura em 3º lugar.

A pior posição de Maringá é no recorte mobilidade e acessibilidade, em que o município aparece na 53ª posição. Nesse recorte são analisados indicadores como ciclovias, mortes no trânsito, ônibus, automóveis, a porcentagem de veículos de baixa emissão e outros fatores.

Em tecnologia e inovação, a cidade figura em 21º lugar e no quesito economia a cidade aparece em 24º lugar. Nos recortes saúde e empreendedorismo, Maringá conquistou o 27º lugar.

Maringá figura em posições desfavoráveis em outros rankings quando o assunto é a oferta de serviços digitais e inteligentes à população. No Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes, organizado pela consultoria Teleco em 2018, Maringá ocupa a 53ª posição entre as 100 cidades avaliadas.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.