Palestra na Câmara de Maringá discute eleições e fake news. Vai ser na tarde desta segunda

Objetivo do evento é alertar jornalistas, assessores políticos e o público em geral para o risco crescente das fake news

  • A Câmara de Maringá recebe na tarde desta segunda-feira (9/9) a palestra “Fake news e assessoria de imprensa nas eleições 2020”. Vai ser a partir das 15 horas com o jornalista Erikson Rezende.

    Ele avalia que o volume de notícias falsas produzidas e compartilhadas pela internet é  preocupante porque atinge negativamente a imagem da pessoa alvo das mensagens.

    “O papel da imprensa na orientação dos cidadãos envolvidos nessa rede é fundamental. Durante a palestra, vou sugerir dicas para o internauta identificar as fake news como, por exemplo, descobrir se o site utilizado é de confiança e a fonte citada, verdadeira”, explica.

    O jornalista destaca que para convencer o receptor da mensagem, os autores de fake news reproduzem com detalhes minuciosos o visual de sites de notícias. O objetivo do evento é alertar jornalistas e assessores políticos para o risco crescente a cada novo pleito eleitoral.

    “Vamos discutir a importância da notícia bem apurada, divulgada pelos veículos de comunicação, os prejuízos que uma fake news podem causar na sociedade, os perigos ao compartilhar esse tipo de material sem antes se perguntar ‘a quem interessa tal informação e se tem mesmo veracidade’, e como identificar uma fake news”, completa.

    Erikson Rezende é repórter na Rede Massa, em Maringá, e é especialista em oratória. Ele já atuou como editor de TV, professor universitário e assessor de imprensa. A organização do evento é da Escola Legislativa da Câmara de Maringá. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3027-4148.

    Comentários estão fechados.