Número de incêndios ambientais em Maringá aumenta mais de 500% em agosto deste ano

Apesar da falta de chuva, o fator humano ainda é o maior responsável por facilitar as queimadas

  • O número de incêndios ambientais em Maringá aumentou 512,5% em agosto deste ano se comparado com o mesmo mês no ano passado. Segundo dados do 5º Grupamento de Bombeiros, em 2019 foram registrados 49 incêndios nos primeiros 19 dias de agosto, quase três ocorrências ambientais por dia. No mesmo período do ano passado foram apenas oito registros.

    No acumulado do ano, o número de incêndios ambientais em 2019 é menor do que em 2018. De janeiro até agosto deste ano foram 270 incêndios, enquanto no mesmo período do ano passado foram 306 registros. O número é menor, mas o 5º Grupamento de Bombeiros afirma que a gravidade das ocorrências aumentou neste ano.

    Para o aspirante do Corpo de Bombeiros, Javan Gregory Carraro, a combinação de fatores climáticos com o longo período de estiagem, vegetação seca após o registro de geada, baixa umidade relativa do ar e o vento contribuem para o número de incêndios em agosto e para a gravidade das ocorrências neste ano.

    A última vez que choveu na cidade foi entre 15 e 16 de julho, quando a Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM) registrou 52 milímetros. Após isso, não choveu mais em Maringá. Entre domingo (18/8) e segunda-feira (19/8) até houve registro de precipitação, mas foi 0,1 milímetro. A previsão do tempo traz uma pequena chance de chuva nesta segunda-feira.

    Apesar da falta de chuva, o fator humano ainda é o maior responsável por facilitar as queimadas. “Por mais que as condições estejam favoráveis, o fogo não vai se inciar sozinho. A quantidade de incêndios está relacionada à condição humana, o que as condições climáticas agravam é a extensão que o fogo atinge, a propagação do incêndio”, diz o aspirante.

    A recomendação do Corpo de Bombeiros é que as pessoas não façam queimadas. “Além de ser crime ambiental, evitar as queimadas também protege os vizinhos e as pessoas que estão ao redor”, afirma. Quando verificar qualquer ocorrência de incêndio que ofereça risco, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.

    Na madruga de domingo (18/8) para segunda-feira (19/8), um incêndio atingiu uma barraca de pastel na entrada do Parque Alfredo Nyffeler. De acordo com o 5º Grupamento de Bombeiros (GB), há indícios de que o fogo tenha se iniciado a partir de um curto-circuito na fiação. Os bombeiros conseguiram controlar o incêndio, mas o fogo consumiu toda a barraca.

    Incêndio atingiu barraca na entrada do Parque Alfredo Nyffeller / Divulgação Corpo de Bombeiros

    Comentários estão fechados.