Apenas 41 dos 61 candidatos aptos a realizar a prova de seleção para concorrer às 10 vagas do Conselho Tutelar de Maringá foram classificados e podem disputar o voto popular no dia 6 de outubro. Entre os participantes, 16 foram desclassificados por não atingirem a pontuação mínima exigida, três não compareceram e um foi eliminado.
O resultado final foi publicado na terça-feira (6/8) pela Fundação de Apoio à Unespar, Campus Paranavaí, instituição responsável pela realização das provas. No entanto, na quarta-feira (7/8) a Comissão Especial da eleição alterou a nota de alguns candidatos após a revisão da correção da prova. Anteriormente, apenas 33 dos 61 candidatos tinham sido aprovados.
Das 50 questões objetivas da prova escrita, que compreendia 40 questões de legislação específica e 10 de informática, sete perguntas foram anuladas. A prova foi aplicada no dia 28 de julho. Para participar da eleição do Conselho Tutelar, os candidatos teriam que acertar no mínimo 60% das questões de legislação específica e 30% das questões de informática.
Dos 10 conselheiros eleitos em 2015, apenas Priscila Izaura Ferreira Noncimbone não se candidatou à reeleição. Entre os atuais membros do Conselho Tutelar, Juscineia Maria dos Santos Escaliante e Pedro Henrique Arndt dos Santos, que anteriormente haviam sido desclassificados, foram aprovados com o novo resultado.
Em 2019, 90 candidatos se inscreveram na disputa pelo cargo, que oferece salário de cerca de R$ 5,5 mil. No entanto, 29 deles tiveram a candidatura barrada na apresentação de documentos ou na comprovação de experiência no trabalho com os adolescentes. Os eleitos vão ter mandato de quatro anos, entre janeiro de 2020 e janeiro de 2024.
A eleição para escolha dos novos conselheiros ocorre no dia 6 de outubro, das 8h às 17h. Aproximadamente 39 colégios eleitorais vão ser instalados na cidade. Para votar, é necessário residir em Maringá e estar com a situação regularizada junto à Justiça Eleitoral. O voto não é obrigatório.
Confira a relação dos aprovados:
- Erica Lira De Souza
- Andréa Alessandra Dos Santos
- Margarete Gomes De Oliveira
- Renata Dias De Souza Gomes
- Rodrigo Jose Virissimo Da Silva
- Tiago Junior Mariano
- Jesuel Moreira Canela
- Aliadine Chicoski
- Silvana Aparecida De Agustini
- Vagner Caldeira Alves
- Cleide Maria Luiz Santiago
- Ederson Ferreira Pezini
- Vanderley Silva De Andrade
- Ivanete Tramarin Pittarelli
- Fabricio Dos Santos Souza
- Italo Lourenço Maroneze
- Amanda Bezerra Dos Santos
- José Carlos De Oliveira
- Adauto Cezario Da Silveira
- Sirlei Vieira Pinheiro Correa
- Pedro Henrique Arndt Dos Santos
- Adriana De Fatima Regaçoni Valentim
- Cristhiane Mortean Silvestrim
- Edilson Corrêia De Oliveira
- Suely Emiko Miyamoto
- Juscineia Maria Dos Santos Escaliante
- Sonia Regina Versari
- Lucia Catto Magalhães Campelo
- Nelson Roberto Foltz
- Ademir Passeri
- Roberto Antonio Ribeiro
- Vera Lucia Lopes
- Carlos Eduardo Rodrigues Bonfim
- Jaime Correa Da Rocha
- Celio Emeriquis Moreira
- Nivaldo Fernandes De Oliveira
- Dionilson Da Silva Filho
- Letícia Pereira Dias
- Jesiel Carrara
- Rodrigo Dalvi Venturin
- Wilmara Rocha Eleotério Lima
- Reportagem atualizada na quinta-feira (8/8) com o resultado retificado dos candidatos aptos a disputar a eleição do Conselho Tutelar de Maringá. Anteriormente, apenas 33 dos 61 candidatos tinham sido aprovados. Com o novo resultado, 41 foram aprovados.
Comentários estão fechados.