Com previsão de frio em Maringá, Assistência Social organiza Operação Inverno para atender moradores em situação de rua

Ao ver pessoas em situação de risco por causa do frio, telefone a qualquer hora para o (44) 99103-5661.

  • Com a previsão de queda nas temperaturas a partir de sexta-feira (5/7), a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) vai aumentar o números de equipes do serviço de abordagem a moradores em situação de rua. Três equipes vão estar de plantão das 20h às 2h a partir de sexta para convencer as pessoas a saírem da situação de rua ou entregar cobertores e agasalhos.

    No sábado (6/7), a previsão é de mínima de 0ºC em Maringá com a possibilidade de geada. Nos dias que os termômetros marcam menos de 10ºC o trabalho das equipes é intensificado com a Operação Inverno. Segundo o coordenador do Serviço de Abordagem de Rua da Sasc, Marco Augusto da Silva, normalmente duas equipes, uma das 8h às 17h e outra das 14h às 23h, atendem pessoas em situação de rua.

    Com a Operação Inverno, três equipes vão trabalhar simultaneamente na cidade. O serviço de acolhimento é feito com ajuda da população, que ao ver pessoas em situação de risco por causa do frio, pode telefonar a qualquer hora para o telefone (44) 99103-5661.

    “É importante que as pessoas, ao visualizarem alguém em situação de rua, principalmente nos dias frios, não esperem muito para avisar as equipes. Maringá é uma cidade muito grande e precisamos encontrar todo mundo que está em situação de rua. Quanto mais rápida a informação, melhor”, disse Marco Augusto da Silva. 

    Os moradores que aceitam ajuda são encaminhados para locais como o Centro Pop, o Albergue Santa Luiza de Marillac e o Centro de Ação Psicossocial (CAPS). “A primeira oferta é sempre o acolhimento e quando a pessoa nega o acolhimento a gente fornece cobertores e agasalho”, explicou o coordenador do Serviço de Abordagem de Rua.  

    De acordo com ele, essa é a segunda vez no ano que a Operação Inverno vai ser realizada. Em 24 de maio, quando o número de equipes de abordagem foi ampliado, o telefone de plantão recebeu 16 chamadas e 68 pessoas em situação de rua foram atendidas. Dessas, três aceitaram acolhimento, uma foi encaminhada para a família, e 46 cobertores foram entregues.

    A Prefeitura de Maringá, por meio do Provopar, também organiza a Campanha do Agasalho 2019. As doações de roupas de frios, cobertores e calçados podem ser feitas até 21 de setembro em 120 pontos de arrecadação (confira aqui os locais). A expectativa é arrecadar 150 mil peças de agasalhos que serão encaminhadas para entidades assistenciais. Neste ano, a prioridade são roupas masculinas.  

    Comentários estão fechados.