Maringá vai ganhar um Hospital da Mulher. Obra vai ser construída ao lado do Hospital Municipal

Por: - 17 de junho de 2019
Hospital Municipal passa a ter área reservada para pessoas que precisam fica isoladasl / Divulgação PMM

Maringá vai ter um Hospital da Mulher. A informação foi confirmada na tarde desta segunda-feira (17/6) pelo secretário de Saúde, Jair Biatto. O empreendimento vai ser construído com um repasse de R$ 10 milhões do Ministério da Saúde.

“Aguardamos a liberação do recurso para dar andamento à licitação da obra”, afirmou o secretário. O projeto executivo vai ser feito pela UniCesumar e vai ser doado à prefeitura.

“Eles (UniCesumar) estavam presentes no dia do anúncio dos recursos e ofereceram o projeto. Aceitamos a doação e agora ocorrem os trâmites legais do município”, disse.

Na edição do Órgão Oficial do Município desta segunda-feira (17/6) foi publicada a Intenção de Contratação da UniCesumar para a execução do projeto arquitetônico do Hospital da Mulher.

A estrutura vai ser construída ao lado do Hospital Municipal de Maringá Dra. Thelma Villanova Kasprowicz. É previsto a ampliação de 2,5 mil m² da unidade, com 2,3 mil m² destinados ao Hospital da Mulher.

“O projeto inclui leitos de internação e ambulatório. Esta ampliação é prevista há muito tempo prevista. Agora aguardamos apenas a liberação dos recursos”, afirmou Biatto.

Segundo o secretário, ter um Hospital da Mulher vai ser importante para acompanhar os casos de gestação e para atendimento de mulheres vítimas de violência.

Com o Hospital da Mulher, a prefeitura também vai poder atender a partos humanizados. Atualmente, apenas a Santa Casa e o Hospital Universitário de Maringá oferecem os partos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos um atendimento municipal com foco no parto humanizado”, afirmou.

O projeto de ampliação do Hospital Municipal, com a criação do Hospital da Mulher, vai ser executado pelo arquiteto Hélio Moreira Júnior. A doação feita pela UniCesumar é sem encargos ao município.

Ainda não há prazo definido para o repasse dos recursos do Ministério da Saúde à Prefeitura de Maringá para a construção do Hospital da Mulher, mas há uma expectativa de que isso ocorra até o final de 2019.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.