UEM abre seleção para mulheres obesas de Maringá e região participarem de estudo e treinamento físico

Compartilhar

Mulheres obesas de Maringá e região metropolitana, com idade entre 18 e 35 anos e com Índice de Massa Corporal (IMC) na faixa de 30 kg/m² a 40 kg/m², são convidadas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) a participar de um estudo científico que tem como objetivo testar o melhor tipo de exercício para a saúde cardiovascular.

As voluntárias que forem selecionadas pela instituição vão receber avaliações clínicas e laboratoriais e vão participar de um programa de treinamento físico com duração de 16 semanas. Todo o trabalho vai ser supervisionado por profissionais da Educação Física e a participação é totalmente gratuita.

O responsável estudo é o Grupo de Pesquisa em Hipertensão Arterial Sistêmica, Rigidez Arterial e Envelhecimento Vascular (GPHARV), vinculado aos Departamentos de Medicina e de Educação Física e ao Hospital Universitário da UEM.

O grupo foi criado oficialmente em 2018 e tem atuado em temas com foco na hipertensão arterial sistêmica, rigidez arterial e envelhecimento vascular, eventos cardiovasculares e intervenções farmacológicas e não-farmacológicas em diferentes populações. Para conhecer mais sobre o trabalho, basta acessar este link do grupo de pesquisa.

Os atendimentos aos participantes do programa vão ser feitos das 18h30 às 19h30 e das 19h30 às 20h30, todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Quem tiver interesse em fazer parte do estudo deve preencher um cadastro on-line clicando neste link.

Como calcular o IMC e saber se está obeso

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta usada para detectar casos de obesidade ou desnutrição. O IMC é calculado com a divisão do peso pela altura elevada ao quadrado. O jeito mais fácil de calcular é multiplicar a altura por ela mesma e depois dividir pelo valor do peso. Veja mais informações aqui.

Uma pessoa com 1,70 m e 70 kg fará o seguinte cálculo:

  • Altura multiplicada por ela mesma: 1,70 x 1,70 = 2,89
  • Peso dividido pelo quadrado da altura: 70 / 2,89 = 24,22

Resultados obtidos no IMC

  • Menos do que 18,5 Abaixo do peso
  • Entre 18,5 e 24,9 Peso normal
  • Entre 25 e 29,9 Sobrepeso
  • Entre 30 e 34,9 Obesidade grau 1*
  • Entre 35 e 39,9 Obesidade grau 2*
  • Mais do que 40 Obesidade grau 3

* Valores incluídos no estudo que vai ser ofertado pela UEM.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas