O documentário “Vou de bike: Mobilidade Urbana e o Direito à Cidade em Maringá” vai ser apresentado pela primeira vez na noite de terça-feira (26/3), a partir das 19h30, na Travessa Jorge Amado, ao lado do Mercado de Maringá, em meio às atividades da Semana Municipal das Artes e da Cultura de Maringá. O cinema vai ser montado ao ar livre e a participação é gratuita.
Idealizado e produzido pela Circular Cultural, o filme acompanha pesquisadores, ciclistas e cicloativistas que disputam as ruas com os carros diariamente. As pessoas falam sobre as experiências com bikes em Maringá e discutem as soluções e os caminhos possíveis para que a cidade seja mais segura aos amantes do pedal.
O documentário – um média-metragem com 45 minutos de duração – foi produzido por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com fomento cultural do Instituto Cultural Ingá (ICI) e patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
“A bicicleta é um dos maiores símbolos dessa discussão sobre a sustentabilidade das cidades contemporâneas. Mais do que falar sobre modais de transporte, o documentário tem o objetivo de ressaltar a importância do direito à cidade”, dizem os produtores.
A falta de segurança para o ciclista no trânsito ainda é um dos principais motivos que afastam as pessoas da bicicleta. “As pesquisas que fiz durante a graduação e o mestrado mostram que aproximadamente 47% das pessoas não usam a bicicleta por medo”, conta o cicloativista, pesquisador e um dos entrevistados do documentário, Eduardo Simões Flório.
A sinopse do filme diz que a pretensão de ajudar a responder a uma importante pergunta. “Qual é o caminho para que Maringá se torne uma referência em mobilidade urbana e democratização dos espaços públicos?”
Veja abaixo o trailer oficial de “Vou de Bike”
Serviço:
- Estreia do documentário “Vou de Bike: Mobilidade Urbana e o Direito à Cidade em Maringá”
- Data: 26 de março de 2019
- Horário: 19h30
- Local: Travessa Jorge Amado (ao lado do Mercadão de Maringá) – Centro
- Entrada gratuita
FICHA TÉCNICA
- um filme da Circular Cultural
- Roteiro e produção: Daniela Giannini
- Direção e coordenação de projeto: Felipe Halison
- Produção associada: Karen Gomes
- Direção de fotografia e câmeras: Renato Domingos
- Filmagens aéreas: Tiago Barella
- Edição e montagem: Equipe Circular Cultural
- Sonorização: Gabriel Moraes
- Colorização: Alvaro Sasaki
- Lei Federal de Incentivo à Cultura
- Patrocínio: BRDE (Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul)
- Fomento à Cultura: ICI (Instituto Cultural Ingá)
- Realização: Circular Cultural e Secretaria Especial de Cultura/Ministério da Cidadania, Governo Federal
Comentários estão fechados.