Fenômeno El Niño perde força e outono começa com características de verão e chuvoso

Para os amantes de dias mais frios, temperaturas começam a cair apenas na segunda quinzena de abril.

  • Com baixa influência do fenômeno climático El Niño, o outono 2019 vai ser marcado por características comuns da estação. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o outono, que começa nesta quarta-feira (20/3) e vai até 21 de junho, vai ter fortes variações climáticas e vai se firmar como um período de transição entre o verão e a chegada do inverno.

    Historicamente, os meses de outono são caracterizados pelo início da diminuição do volume de chuvas. No entanto, o meteorologista do Simepar, Cezar Duquia, explicou que a estação deve começar com características comuns do verão. Isso significa, que nos primeiros meses as chuvas ainda podem ser abundantes, bem como há possibilidade de temporais a qualquer momento.

    A previsão é que o El Niño fraco continue durante o outono e o inverno. De acordo com as condições analisadas, a probabilidade é que o trimestre abril, maio e junho seja um pouco mais chuvoso que o normal. Apesar disso, o meteorologista afirmou que a quantidade de chuvas será menor no outono, como é característico da estação, em relação ao verão.

    “Essa mudança de estação é gradual. É mais no final de maio e início de junho, antes do inverno, que os dias começam a ficar sem chuvas”, disse. A média histórica prevista pelo Simepar para a região de Maringá é de 100mm para os meses de abril e maio. Em junho, o tempo começa a ficar mais seco e a média varia de 60mm a 80mm.

    Durante o outono, as temperaturas vão seguir a média prevista para a estação. De acordo com dados do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), as temperaturas médias na região de Maringá devem variar entre 21,1° e 22° nos meses que compreendem o outono.

    Para os amantes de dias mais frios, o meteorologista Cezar Duquia afirmou que as temperaturas começam a cair apenas na segunda quinzena de abril. Porém, de acordo com ele, durante o outono as massas de ar frio não duram muito tempo, o que significa que as temperaturas amenas não continuam por muitos dias.

    Instituto Agronômico do Paraná aponta que a temperatura média deve variar entre 21,1ºC e 22ºC durante o outono

    Comentários estão fechados.